Evento em (SC) estimula turismo de observação de pássaros em extinção

Papagaio Charão pode ser visto em Urupema no período de março a julho. Neste sábado (27) e domingo (28), em Urupema, na Serra catarinense, ocorreu o 2º Festival do Papagaio Charão. Segundo a Prefeitura, o objetivo do evento é fomentar o turismo com foco específico na observação de aves. O papagaio charão está ameaçado de extinção, mas pode ser visto no período de março a julho na cidade.

O Amazona pretrei migra anualmente para Santa Catarina buscando os remanescentes de pinheiro brasileiro para se alimentar. Urupema centraliza uma significativa quantidade de floresta com araucárias, por isso as revoadas são constantes na cidade.
De acordo com um dos organizadores do evento, o biólogo Ari Fernando Raddatv, hoje, o número de exemplares no mundo do papagaio charão é mais de 25 mil indivíduos. No Brasil, eles vivem no Rio Grande do Sul, onde se alimentam de sementes de gabiroba e canela. No inverno, como esses alimentos não estão disponíveis, eles migram para a Serra catarinense atrás do pinhão.

A abertura oficial do festival ocorreu no sábado (27) às 9h30min, no Centro de Eventos Rubens Pagani no mesmo horário teve inicio as inscrições para o concurso fotográfico que terá como tema “O Papagaio Charão na Serra Catarinense”. Durante a programação houve saída dos grupos para observação das revoadas, palestras com profissionais e duas oficinas.

Com informações: G1 Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>