Exemplo de preservação ambiental ganha prêmio internacional

Um oásis de conservação, observação de pássaros e interação com a floresta. Um bom exemplo de responsabilidade e sustentabilidade ambiental que cativou uma das mais prestigiosas publicações de turismo no mundo. A revista norte-americana Condé Nast Traveller premiou o empreendimento “Cristalino Jungle Lodge” como uma das 38 empresas no mundo líder em Responsabilidade Social, sendo vencedora na categoria preservação ambiental. É o único empreendimento sul-americano entre os premiados. O prêmio “World Savers Awards” será entregue em Nova York no dia 23 de Setembro.

O hotel (que integra o leque de associados da ABETA) está localizado na região Amazônica de Alta Floresta, no Mato Grosso, e foi uma das primeiras Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Brasil e a primeira do estado com 7.150 hectares. Segundo a idealizadora do espaço e proprietária do empreendimento, Vitória Da Riva Carvalho, graças ao hotel o região pode ser conservada. “Quando criei o Cristalino Jungle Lodge tinha intenção de mostrar a importância da preservação, e o ecoturismo era novíssimo no Brasil. O norte do Mato Grosso, o interior da floresta, não existia como destino turístico. Foi uma grande batalha”, conta a empresária.

“Estamos honrados pelo reconhecimento da Condé Nast Traveller pelo trabalho de conservação que desenvolvemos na região. Esperamos continuar com nosso trabalho e contribuir ainda mais com a preservação, a educação ambiental e valores de integração e respeito entre os seres humanos”, afimou a empreendedora. A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) elogiou a iniciativa. “É um prêmio merecido porque o estabelecimento possui um perfil que permite alinhar a convivência com a natureza e a excelência na prestação de serviços”, explica Pires.

A ver passarinhos – O Hotel de Selva Cristalino desenvolve projetos de turismo sustentável desde 1992, e seus roteiros compreendem observação de aves, borboletas, ecoturismo e programas leves de turismo aventura, além do apoio a pesquisas científicas e educacionais para a Fundação Ecológica Cristalino, que desenvolve um extenso trabalho de preservação, educação e pesquisa. O hotel também se tornou referência para observação de pássaros na Amazônia e hoje recebe turistas e aficionados pela prática conhecida como “Bird Watching”, turismo ornitológico ou observação de pássaros. “Descobriram-se aqui pássaros que se acreditava serem avistados exclusivamente no Peru. Começamos então a atrair atenção mundial dos observadores de pássaros”, narra Da Riva.

Observar aves é uma atividade turística praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil vivem 1.677 espécies, quase 18% da diversidade mundial de aves. O País também é destino privilegiado para nichos do segmento de ecoturismo como caminhadas, espeleologia, flutuação e observação da fauna.

De acordo com a “Demanda Turística Internacional 2006″, realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Embratur, 19,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o País a Lazer em 2006 disseram ter escolhido o Brasil por motivo de `Natureza, Ecoturismo ou Aventura`.

Fonte: Atratur
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>