Expedição no Rio da Prata é destaque em jornal de MS

O Caderno Ecologia, suplemento semanal do Jornal Correio do Estado, publicou hoje (17) uma reportagem especial sobre Expedição realizada no Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo localizado em Jardim (MS).

Pesquisadores de cinco universidades brasileiras, entre eles o biólogo Ivan Sazima (considerado um dos maiores especialistas do mundo em comportamento de peixes), realizaram diversos mergulhos nas águas cristalinas do Rio Olho D`Água e Rio da Prata, com a finalidade de conhecer a ecologia e o comportamento dos peixes.

Com a colaboração do biólogo José Sabino, o texto “Biólogos revelam tesouros na terra das águas claras”, relata a pesquisa realizada no local. Veja abaixo alguns trechos:

“Em meio a essa vasta natureza, novas relações ecológicas entre peixes foram amplamente registradas em fotografias e vídeos subaquáticos. Peixes que seguem outras espécies durante a alimentação e se beneficiam dessa relação são muito comuns nos sistemas aquáticos investigados…Peixes que limpam parasitas também mostram como esses ambientes abrigam complexas relações ecológicas…”.

Sabino ressalta também a preocupação com a preservação do ambiente aquático dos rios de Bonito e região, após o município abrir, definitivamente, as portas para o turismo.”Sem o conhecimento básico de ecologia aquática, havia o risco de os rios serem usados acima de sua capacidade, foi necessário gerar conhecimento científico sólido ao mesmo tempo em que os ambientes eram explorados pela crescente atividade turística”.

“Ao longo dos anos, tem sido possível mostrar que, pelo menos o rio Olho D`Água, essa equação é muito bem resolvida. Não se trata de merchandising dizer que, sob a batuta genuinamente apaixonada e responsável do empresário Eduardo Coelho, uma ajustada orquestra de funcionários exibe uma verdadeira sinfonia de gestão ambiental. Em tempos de sons dolorosos emanados do Pantanal, a RPPN Fazenda Cabeceira do Prata é um exemplo a ser seguido pelos fazendeiros de Mato Grosso do Sul. Lá, ninguém desafina!”

Veja a reportagem na íntegra no Jornal Correio do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>