Expobonito transformará resíduos orgânicos em adubo

A 1ª  Feira Agropecuária de Bonito (MS) – Expobonito – tem como um dos seus principais objetivos mostrar que é possível a exploração da atividade agropecuária com conservação ambiental, pensando nisso o Sindicato Rural de Bonito fez uma parceria com o Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso que juntamente com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) desenvolvem na região um projeto de produção de insumos agrícolas a partir da transformação de resíduos sólidos orgânicos.

Todos os resíduos orgânicos da feira, como restos de comida e o próprio esterco dos animais em exposição serão destinados ao projeto que através do processo de compostagem produzirão insumos orgânicos que servirão com adubo nas hortas locais, na recuperação de áreas degradadas, recuperação e adubação de pastagem entre outros. 

O Eng. Agrônomo Paulo Sérgio Gimenes responsável técnico do programa comenta que “Durante a 1ª Expobonito nós iremos orientar os proprietários dos restaurantes presentes na feira para separarem os resíduos seco (inorgânico) do molhado (orgânico sólido), pois nesse processo de compostagem só utilizamos o molhado. O óleo também será reservado para ser transformado em sabão pelo projeto social da ONG Brasil Bonito.” 

No próprio parque de Exposição Leôncio de Souza Brito serão montada duas leiras de compostagem e os visitantes poderão acompanhar todo o processo e tirar as dúvidas com a equipe que estará à disposição durante todo o evento.

Essa é uma das ações que a Expobonito está promovendo em prol do meio-ambiente mostrando que cada vez mais é possível desenvolver a atividade pecuária de forma sustentável utilizando formas simples como essa desenvolvida nesse projeto. 

Fonte: Assessoria Expobonito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>