FCMS realiza oficinas do Artesania em Costa Rica, Iguatemi e Bonito

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza ainda neste mês de julho três novas oficinas de artesanato desenvolvidas pelo projeto Artesania em municípios do interior: Costa Rica, Iguatemi e Bonito. 
 
Costa Rica recebe dois cursos. Até 22 de julho acontece a Oficina de Artesanato em Bordado, com a artesã Selma Beteto. Com o apoio do Sebrae/MS, o município também recebe a Oficina de Design, ministrada entre 18 e 22 de julho por Patrícia Caldas. No próximo mês as duas oficinas acontecem em conjunto.
 
O município de Iguatemi também receberá a 1ª etapa da Oficina de Design, ministrada entre os dias 25 e 29 de julho por Mary Saldanha. A oficina é uma parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com o Sebrae/MS.
 
Dentro da programação do Festival de Inverno de Bonito a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais também desenvolverá uma oficina: Artesanato de Customização. O curso acontece de 27 a 31 de julho e será ministrado por Ana Maria Lopes.
 
A oficina oferecerá noções básicas de estamparia manual apli¬cada ao tecido e papel e tem como objetivo estimular e direcionar o olhar para dentro do Festival de Bonito, buscando na cultura, nas expressões artísticas, na natureza e na iconográfica local as bases para a criação e conceituação das peças.
 
O curso será dividido em três oficinas de customização utilizando a técnica de estamparia com tinta e aplicação de tecido. Cada oficina trabalhará com um suporte. No primeiro dia será trabalhada a customização na camiseta; no segundo a confecção e customização da sacola retornável (eco bag); no terceiro dia será a o da confecção e customização de moleskini (caderninho de anotações).
 
De acordo com Arlene Barboza Vilela, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, a oficina ganha importância ao inserir no mercado, de forma organizada e distinta, os produtos artesanais regionais. “A apresentação desses produtos com rótulos diferenciados os distinguem dos demais”, assegura. 
 
Serviço: Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura, basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333. 

Informações FCMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>