Festival América do Sul presta homenagem à artista sul-mato-grossense

O artista plástico sul-mato-grossense Humberto Espíndola é um dos homenageados no 7º Festival América do Sul. Além de figurar na Galeria destinada a contar um pouco da história dos homenageados, montada na Praça Generoso Ponce, Humberto vai brindar o público com uma exposição, no Museu de História do Pantanal (Muphan), durante todo o período do Festival. O  evento acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Corumbá. 

“Aspectos da pintura de Humberto Espíndola nas décadas de 1980 e 1990″, é o tema da mostra, que tem curadoria de Rafael Maldonado. Dez paineis serão utilizados para a exibição de vinte pinturas de grande formato.

O curador destaca que a obra de Humberto Espíndola oferece a possibilidade de inúmeras leituras, interpretações, arranjos e contextualizações nas diferentes épocas de sua produção artística. A exposição levada ao FAS apresenta aspectos relevantes da pintura do artista nas décadas de 1980 e 1990, com cenas emblemáticas repletas de simbologia que revelam uma pintura vigorosa e versatilidade no desenvolvimento do tema da bovinocultura, que definiu a trajetória bem sucedida de Espíndola.

A mitologia e o ser místico, o erudito e a cultura popular, a iconografia kadiwéu e as marcas de posse, o dia e a noite, o céu e a terra, a expansão da paisagem pantaneira e o espaço limitador do brete, o trágico e o cômico, a disputa, a vitória, além de outros aspectos, surgem neste conjunto que ilustra, de maneira bem reduzida, um período muito fértil na produção de Humberto Espíndola.

A mostra, assim como a homenagem do Festival América do Sul, fazem um reconhecimento e valorizam ainda mais a importância de Humberto Espíndola no cenário histórico-cultural do Estado. 

Confira a exposição:

Local: Museu de História do Pantanal (Muphan)
Rua Manoel Cavassa, 275 – Porto Geral
Abertura: 28 de abril, às 20h.
De 29 de abril a 2 de maio, visitações das 8h às 18h.

Com informações Assessoria de Imprensa FAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>