Festival de Inverno apresenta mostra de cinema da Amazônia

A mostra FestCine Amazônia aconteceu nesta sexta-feira (31), no Cinema ao ar Livre, montado ao lado do Ecoespaço, no Festival de Inverno de Bonito. Durante a exibição dos curtas, foi possível ver as produções realizadas em todo o país, que foram exibidas no ano passado no Festival de Cinema da Amazônia.

 

A exposição itinerante já passou por Rondônia, nas cidadezinhas do Estado e comunidades ribeirinhas, onde não há cinemas, pelo Acre, Bolívia e Peru. De acordo com o realizador da mostra e organizador do Festival, Jurandir Costa, Bonito é a única cidade do MS que vai receber a mostra. “O projeto precisa de patrocínio para percorrer as cidades do Brasil inteiro”, comenta.

 

O FestCine Amazônia conta com apoio da Petrobrás para sua realização,mas para que os curtas percorram o país é necessário parcerias. O concurso recebe participações de vários Estados brasileiros, por meio de curtas produzidos sobre o Meio Ambiente. Não há um tema específico para os vídeos, mas geralmente são ligados á ecologia, com animações e temas lúdicos.

 

Segundo Jurandir, a importância destes eventos é que o cinema passa a ser direito de todos.”O Brasil precisa democratizar a cultura. Dessa maneira, itinerante e gratuita, todos podem ter acesso ao cinema e o que ele proporciona de reflexão e conhecimento”, informa.

 

A apresentação desta sexta-feira foi gravada nos países vizinhos – Bolívia, Peru e é um “propósito utópico de reunir o Brasil com os países vizinhos, ainda que por meio do cinema”, diz Jurandir.

 

Por Bárbara Ferragini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *