Festival de Inverno de Bonito discutirá preservação de bens culturais

Gestores de museus do Estado vão se reunir nos dias 30 e 31 deste mês, durante o Festival de Inverno de Bonito, para o I Encontro do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul.

O encontro terá a participação de dois representantes do Instituto Brasileiro de Museus e tem como objetivo discutir a criação da Rede de Museus do Estado e promover a interação entre as instituições, centros de documentação, memória e profissionais ligados a área de patrimônio cultural. O evento “Gestão Museológica: Planejamentos Estratégicos” acontece na sexta-feira (30) e sábado (31), no Centro de Convenções de Bonito, das 14h às 18h30.

De acordo com a gerente do Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura do Estado (FCMS) Neuza Arashiro o governo estadual tem priorizado a capacitação dos profissionais da área e durante o evento será possível a troca de conhecimento entre os participantes, além da elaboração de diretrizes para a preservação, pesquisa e divulgação dos bens histórico-culturais existentes.

Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 24 museus na Capital e em municípios do interior entre eles Corumbá, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Bela Vista, Antônio João e Ponta Porã. Os espaços de preservação da memória são mantidos pelos municípios, empresas e instituições educacionais.

Com informações FestinBonito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>