Festival de Inverno de Bonito sedia Encontro Geopark

Durante o 11º Festival de Inverno de Bonito, a cidade ecoturística sediará no dia 29 de julho o I Encontro Estadual do Geopark Bodoquena – Pantanal.

O Encontro tem como objetivo divulgar o Decreto Estadual Normativo que criou o Geopark Bodoquena – Pantanal em 22 de dezembro de 2009; democratizar o conceito e os aspectos que envolvem o projeto de estruturação do Geopark em MS e suas ações; disseminar os aspectos sobre os impactos positivos para a cadeia produtiva do turismo científico, nas ações culturais, nas pesquisas universitárias, nas áreas de desenvolvimento local, geologia, antropologia, arqueologia, paleontologia, história de MS e outros e aprofundar as discussões com os membros do Conselho Gestor do Geopark sobre as etapas a serem cumpridas até o envio do dossiê para a Unesco.

O Geoparque é uma modalidade de preservação que alia desenvolvimento econômico à sustentabilidade de um território. Para Nilde Brun, diretora presidente da Fundação de Turismo de MS, é preciso difundir o conceito do Geopark junto à comunidade, para que haja um entendimento e participação, “é importante que  os atrativos que estão em propriedades particulares sejam inseridos como geosítios, para que possam, a partir do momento que o Geopark Bodoquena-Pantanal receber a Chancela da Unesco, receber investimentos e promoções”, explica Nilde Brun.

Programação

09h00 às 12h00 – palestras com  Carlos Fernando de Moura Delphim, Coordenador da Paisagem Cultural da Diretoria de Patrimônio Material do IPHAN e por Nivaldo Vitorino, arquiteto do Estúdio Votupoca de São Paulo.

14h00 às 17h00 – reunião do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena –  Pantanal, que é composto por Nilde Brun presidente da Fundação de Turismo de MS e presidente do Conselho Gestor do Geopark, Margareth Escobar Ribas, Superintendente do IPHAN/MS e conselheiros dos municípios e entidades envolvidas.

São 13 municípios que fazem parte do Geopark Bodoquena – Pantanal: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

O Festival de Inverno de Bonito acontece entre os dias 28 de julho a 1º de agosto.

Programação Festival de Inverno de Bonito 2010!

Por Carla Layane

Com informações Fundtur/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>