Festival do Sobá integra Calendário Cultural do MS

Foi publicado ontem (08) no Diário Oficial do Estado a lei que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul o Festival do Sobá.

A tradicional festa realiza-se anualmente na segunda semana do mês de agosto em Campo Grande e oferece diversas atrações à população: mostra de negócios, exposição de cerâmicas e artefatos típicos da cultura nipônica como bonecas, bonsai, ikebana e kimonos, além de apresentação de danças japonesas e, claro, o famoso sobá, – prato feito com macarrão de arroz, caldo de carne, omelete, carne bovina ou suína e cheiro-verde.

Segundo os organizadores, Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a servir o sobá em seus restaurantes. Atualmente, o prato já é encontrado em várias localidades. Segundo pesquisa, o sobá está na lista das 100 comidas de maior destaque no País. A receita foi trazida por imigrantes da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à Capital em 1908. Com o tempo, o sobá passou a ser servido na Feira Central. Primeiro, reservadamente, aos okinawas e seus descendentes; depois, aos demais interessados. Atualmente, se tornou uma comida típica e tradicional, sendo apreciada em qualquer época do ano.

Neste ano, o 5ª Festival do Sobá, na Feira Central da Capital, acontece nos dias 05 a 08 de agosto.

Com informações MS Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *