Festival Pantaneiro 2010 terá shows de Sérgio Reis e Renato Teixeira

Sucesso incontestável de crítica e público em 2009, o Festival Pantaneiro de Aquidauana (MS), idealizado pelo prefeito Fauzi Suleiman, está ganhando os contornos finais para a edição 2010. Visitado por milhares de pessoas, o Festival Pantaneiro foi responsável pela divulgação de Aquidauana em todas as regiões do Brasil.

“Começamos a montar o projeto de 2010 logo após a avaliação da primeira edição do Festival Pantaneiro. Temos uma equipe competente para isso e confiamos na capacidade de organização das Fundações de Cultura e Turismo, responsáveis pela condução do Festival”, afirmou o prefeito Fauzi.

O evento foi idealizado com o objetivo de definir os contornos da cultura pantaneira, região de Aquidauana, e propor discussões a respeito das raízes pantaneiras aquidauanenses. Incluí-se aí, o mosaico de elementos que compõe as formas de ser e de fazer do pantaneiro que lida no campo, a exuberância da paisagem pantaneira e de que maneira esses elementos se refletem no meio urbano. Gastronomia, esportes pantaneiros, musicalidade, dança, artesanato, causos, comitivas e outros elementos compõem o universo do Festival Pantaneiro.

Melhor ainda em 2010

Tendo como base as experiências de sua primeira edição, os coordenadores buscam para 2010 um avanço significativo, no que diz respeito à organização, estrutura e divulgação. “A idéia do prefeito Fauzi foi muito boa, principalmente porque ele teve a humildade de aceitar opiniões das mais diversas, especialmente das pessoas que convivem diariamente com os costumes do Pantanal. Acredito que por isso deu tudo certo, porque não foi um Festival montado na base da teoria, mas sim com um projeto cheio de elementos verdadeiramente pantaneiros. Esse ano vai ser muito melhor ainda”, afirmou a diretora presidente da Fundação de Turismo, Lusiane Queiroz, satisfeita com o formato do Festival para esse ano.

Sergio Reis, Renato Teixeira e Perla

Para este ano, o Festival Pantaneiro vai trazer para o grande público atrações musicais bem ao gosto regional. Na abertura, dia 12, o show principal será comandado por Renato Teixeira, ícone da música de raiz regional. No dia 13, sobe ao palco nada menos que Sérgio Reis, músico, compositor e um dos maiores incentivadores da música regional do Estado. Junto com Almir Sater, Sérgio Reis colocou o Pantanal no roteiro musical do Brasil, quando ambos foram destaques na novela “Pantanal”, um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional de todos os tempos. Para o encerramento no dia 14 – véspera do feriado nacional do dia 15 de novembro – o público vai cantar as músicas de fronteira, de raiz paraguaia com a sempre cativante Perla e banda.

Conceito do Festival Pantaneiro

Conceituado para despertar no aquidauanense sua raiz pantaneira, o Festival deste ano vai se diferenciar do ano passado. Se em 2009 o foco principal do evento esteve centrado apenas na raiz pantaneira, em 2010 esse foco se amplia, para a inclusão das influências culturais a partir dos povos do entorno do Pantanal, como as etnias Terena, Kadiwéu, o Paraguai e a Bolívia. “O público vai perceber, em determinados espaços e horários, traços culturais desses povos, especialmente os mais marcantes e que ainda influenciam, de certo modo, a nossa cultura” afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Rangel Castilho.

Nascido para o sucesso

Na opinião do prefeito Fauzi Suleiman, o Festival Pantaneiro nasceu sob o signo do sucesso. “Apostamos numa idéia nova, trabalhamos para isso na busca de parceiros e o resultado foi a grande massa de pessoas que passaram por lá no ano passado. Aquidauana precisava com urgência de um evento que tivesse uma identidade verdadeiramente comprometida com suas raízes culturais. No Festival Pantaneiro não importamos culturalmente nada. Todos os seus elementos têm a cara do Pantanal e de sua gente. Reforçar através do Festival Pantaneiro nossa identidade cultural, talvez seja a melhor marca imaterial de nosso governo”, finalizou o prefeito, que destacou ainda a parceria já confirmada do HSBC.

Com informações Agecom/ Prefeitura de Aquidauana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>