Filhote de ave cai do ninho e é adotado em Jardim

 Após sobreviver a uma queda de 13 metros de altura de um pé de Bocaiúva (Acrocomia aculeata), onde se encontrava seu aconchegante ninho, “Ariet” a Curicaca (Theristicus caudatus) vem se recuperando muito bem do susto. Funcionários do Recanto Ecológico Rio da Prata ficaram sensibilizados ao ver o filhote dessa linda ave no chão pedindo socorro a seus pais, que estavam ausentes no momento à procura de alimento. Em primeiro instante, os funcionários tentaram colocá-la novamente no ninho, mas por se tratar de um pé de Bocaiúva, o qual é caracterizado por possuir grandes espinhos em todo o seu caule, o acesso ao ninho tornou-se uma tarefa impossível. Foi então que “Ariet”, assim chamado pelos funcionários e visitantes, foi adotado. Atualmente com 700g, “Ariet”, recebe tratamento vip, acompanhado de perto pelo biólogo Samuel Duleba, o qual é responsável pela tentativa de reintrodução do animal a natureza, utilizando-se de técnicas que simulam o comportamento natural da espécie.
————————————————————————————————————————
Nome vulgar: Curicaca
Nome científico: Theristicus caudatus
Características físicas: distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o vôo. O macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 cm de comprimento e cerca de 43 cm de envergadura.
Alimentação: caramujos, insetos, aranhas e outros invertebrados, anfíbios e pequenas cobras. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa.
Biologia: é diurna e crepuscular. Anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores.
Fontes: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. Segunda edição. CEMIG. Editare Editora.2003. Ornitologia Brasileira, Sick, H. Rio de Janeiro, 1997. 
Texto: Samuel Duleba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>