Mato Grosso do Sul recebeu mais turistas em 2007 do que em 2006. Dados da Fundação de Turismo (Fundtur) mostram que foram recebidos no Estado 868.394 hóspedes, de acordo com o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH). Isso representa um aumento de 4,58% em relação ao ano anterior.
Segundo a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, o maior crescimento foi registrado no fluxo de turistas de Campo Grande, “pela localização geográfica dentro do Estado, por ser o centro político-administrativo de Mato Grosso do Sul e por causa do turismo de eventos e negócios”, diz. Para ela, o Estado precisa trabalhar o aumento de fluxo de turistas por meio da divulgação com o público direto e o empresariado. “A participação do empresariado é de fundamental importância, pois é ele que comercializa, traz o turista e disponibiliza produtos e serviços”.
Em Campo Grande os visitantes corresponderam a 47,57% do total da movimentação hoteleira; em Bonito, 12,92% e região do Pantanal – Aquidauana, Anastácio, Miranda e Corumbá – 11,84%. A região da Costa Leste – Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Bataguassu – apresentou aumento significativo de 10,7% de turistas em 2007, comparado aos números de 2006, totalizando 92.918 visitantes. O governo do Estado tem incentivado e apoiado a divulgação, a promoção e os investimentos públicos e privados que estão acontecendo na região. “E os municípios juntos estão comprometidos, o que já começou a ter reflexo”, diz Nilde. Segundo a Fundação de Turismo, são estimados 726 meios de hospedagem com 30.294 leitos localizados nos centros urbanos, áreas rurais e pesqueiras.
Os números mostram ainda um aumento nos desembarques e embarques aéreos em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. A Infraero registrou o movimento de 796.760 passageiros, o que representa um aumento de 3,80% em comparação a 2006. Já com relação à entrada e saída de estrangeiros, passaram pelo controle de imigração na Capital, Corumbá e Ponta Porã, 75.704 turistas – um aumento de 14,17% (dados da PF/MS), número que tende a ser maior, pois existem os que entram em Mato Grosso do Sul utilizando outros portões aéreos e rodoviários do País.
“Esse aumento de fluxo de estrangeiros é conseqüência do investimento que o governo do Estado está fazendo para promover Mato Grosso do Sul em outros países com feiras, road shows, seminários, fam turs, press trips e material publicitário de qualidade. A participação dos empresários nesses eventos também é de suma importância, pois isso facilita o processo de comercialização”, finaliza Nilde.
Fonte: Portal Bonito