Foi aprovado o plano de manejo da Serra da Bodoquena (MS)

Essa medida possibilitará que o parque passe a ser conservado de forma mais adequada, preservando vasta área de Mata Atlântica. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia (04), a Portaria nº 178, que aprova o plano de manejo do Parque Nacional (Parna) da Serra da Bodoquena, no Estado de Mato Grosso do Sul. O Parque abrange 76.481 hectares cobertos com Mata Atlântica e uma fauna variada. A medida significa um grande avanço para que o local passe a ser conservado de forma adequada, preservando sua biodiversidade e recursos naturais.

Plano de Manejo 
É um documento que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso de uma Unidade de Conservação (UC) e o manejo dos recursos naturais que ela dispõe. A aprovação do documento implica na elaboração e compreensão acerca do conjunto de ações que são necessárias na gestão de uma UC, de modo a conciliar de maneira adequada, e em espaços apropriados, os seus diferentes tipos de usos. As normas serão disponibilizadas para consulta em meio digital na própria sede da UC e no ICMBio, em Brasília (DF).

Serra da Bodoquena 
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em setembro de 2000 e até o momento é a única unidade de conservação de proteção integral federal totalmente inserida no território do Estado do Mato Grosso do Sul. Sua criação visou proteger a maior área contínua de Mata Atlântica no interior do Brasil. Os limites da unidade abrangem 76.481 hectares, divididos em dois fragmentos, sendo um ao Norte (27.793 ha) e outro ao Sul (48.688 ha). Sua área de influência abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim.

A Serra da Bodoquena, que dá nome ao parque, é um planalto inclinado, com a porção mais baixa a Oeste, em direção à planície do Pantanal. A Leste é suavemente inclinada em direção à planície de inundação do Rio Miranda que, integra a bacia do Rio Paraguai. Apresenta-se alongado no sentido Norte-sul, com cerca de 300 km de comprimento e largura variando de 20 a 50 km. O parque localiza-se na porção Central desse planalto e é caracterizado por um maciço rochoso elevado, com altitudes que variam de 450 a 650 metros.

Para saber mais sobre o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, acesse o site do ICMBio: www.icmbio.gov.br

Com informação: Terra da Gente e Bonito Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>