A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul promove no dia 17 de agosto (sexta-feira), às 9 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, o debate “Folclore de Mato Grosso do Sul”, com a professora Msc. Marlei Sigrist.
A ação faz parte do projeto Arejando Idéias, desenvolvido pela Gerência Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O debate remete às discussões e análises recorrentes do mês do Folclore (celebrado em agosto) e pretende arejar as idéias sobre as tradições culturais de Mato Grosso do Sul, fazendo uma ponte entre o universo acadêmico e a sociedade.
Marlei Sigrist é professora do departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fundadora do grupo de dança folclórica Sarandi Pantaneiro. Pesquisadora da cultura popular regional, integra o elenco de estudiosos da chamada Folkcomunicação. Essa linha de pesquisa, inaugurada por Luiz Beltrão, em 1967, compreende o folclore como um eficiente formato comunicacional para a difusão de valores na comunidade.
A modernização da tradição e dos valores folclóricos, em relação à sua divulgação pelas novas mídias, é um dos eixos principais do debate. Para Marlei Sigrist, que possui uma visão bastante progressista sobre tema, o surgimento de novos veículos, como a internet, não representam um perigo para a cultura popular.
Segundo Sigrist, o fato folclórico, ao se adaptar para a linguagem do espaço emergente, se transformaria em algo totalmente novo, fazendo com que a tradição continue se perpetuando.
O Arejando Ideias é um projeto da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural e oportuniza discussões e reflexões sobre os aspectos que marcam a cultura de nosso Estado.
Serviço: O debate “Folclore de Mato Grosso do Sul” acontece nesta sexta (17 de agosto), a partir das 9 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 2º andar, no Centro.
Informações Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul