Folclore sul-mato-grossense é tema de debate em Campo Grande

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul promove no dia 17 de agosto (sexta-feira), às 9 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, o debate “Folclore de Mato Grosso do Sul”, com a professora Msc. Marlei Sigrist. 
 
A ação faz parte do projeto Arejando Idéias, desenvolvido pela Gerência Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
 
O debate remete às discussões e análises recorrentes do mês do Folclore (celebrado em agosto) e pretende arejar as idéias sobre as tradições culturais de Mato Grosso do Sul, fazendo uma ponte entre o universo acadêmico e a sociedade.
 
Marlei Sigrist é professora do departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fundadora do grupo de dança folclórica Sarandi Pantaneiro. Pesquisadora da cultura popular regional, integra o elenco de estudiosos da chamada Folkcomunicação. Essa linha de pesquisa, inaugurada por Luiz Beltrão, em 1967, compreende o folclore como um eficiente formato comunicacional para a difusão de valores na comunidade.
 
A modernização da tradição e dos valores folclóricos, em relação à sua divulgação pelas novas mídias, é um dos eixos principais do debate. Para Marlei Sigrist, que possui uma visão bastante progressista sobre tema, o surgimento de novos veículos, como a internet, não representam um perigo para a cultura popular.
 
Segundo Sigrist, o fato folclórico, ao se adaptar para a linguagem do espaço emergente, se transformaria em algo totalmente novo, fazendo com que a tradição continue se perpetuando.
 
O Arejando Ideias é um projeto da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural e oportuniza discussões e reflexões sobre os aspectos que marcam a cultura de nosso Estado.
 
Serviço: O debate “Folclore de Mato Grosso do Sul” acontece nesta sexta (17 de agosto), a partir das 9 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 2º andar, no Centro. 
 
Informações Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>