Fotógrafo registra presença de ariranha em atrativo de Jardim

O fotógrafo de natureza, Luciano Candisani, publicou em seu Blog no dia 24 de fevereiro um relato sobre sua visita ao atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS). 
 
O que motivou sua visita ao destino foi um e-mail encaminhado pelo fotógrafo Daniel de Granville, no qual continha imagens impressionantes de uma ariranha nadando nas águas cristalinas do Rio da Prata. Luciano surpreendeu-se, pois imagens subaquáticas da espécie são quase inexistentes.
 
Com viagem marcada para o Pantanal, Luciano não titubeou. Após realizar seus trabalhos na região seguiu para Jardim na expectativa de encontrar com “Ari” – apelido dado ao Ariranha macho que fez algumas aparições esporádicas no Rio da Prata entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011.
 
Sua viagem não foi em vão. Após 13 horas dentro do Rio Olho D`Água, Luciano Candisani conseguiu registrar dois retratos da ariranha, durante uma rápida aparição. 
 
Clique aqui e veja as imagens e o relato na íntegra!  

Saiba mais sobre a Ariranha:

A ariranha é um animal amistoso e pacífico que vive em grupos familiares, que podem ter até 20 indivíduos. O grupo é organizado em um sistema de cooperação, onde os jovens ajudam a cuidar dos filhotes do casal dominante, único que pode reproduzir dentro da comunidade. Quando um jovem decide abandonar o grupo, vagueia em busca de um parceiro ou parceira e é chamado de solitário ou transeunte.

Os grupos familiares defendem territórios ao longo dos rios, que podem chegar a aproximadamente 10 quilômetros de extensão. As ariranhas usam sinais químicos e vocalizações bem variadas para sinalizar sua presença e evitar que grupos vizinhos tentem invadir o seu território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>