Fundtur MS incentiva cadastramento de empresas no Cadastur

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) tem trabalhado intensamente na orientação e divulgação sobre a importância do cadastro dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur. O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundtur-MS.

O cadastro disponibiliza o acesso às linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é fonte de consulta do mercado turístico brasileiro.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, o cadastro das prestadoras de serviços de turismo é obrigatório, segundo ela o cadastramento beneficia o empreendimento e o profissional, pois demonstra sua legalidade no mercado turístico. “O cadastro permite que os integrantes participem de campanhas, feiras e eventos realizados pelo MTur e Embratur, além de ter acesso às linhas de financiamento para o turismo”, disse.

Segundo a Analista do Desenvolvimento do Turismo da Fundação de Turismo de MS, também responsável pelo Cadastur em Mato Grosso do Sul, Dinair Rezende Marques, o setor tem grande potencial de expansão, considerando a diversidade de atrações naturais e diversidade histórico-cultural no Estado, em toda a sua extensão geográfica, são muitas as opções oferecidas aos visitantes. “Acredito que com todo esse potencial turístico organizado, o setor proporcionará milhares de empregos diretos e indiretos, hoje contamos com 116 Guias de Turismo e mais de 1000 empresas já cadastradas”, destaca.

Conforme Dinair, os empreendimentos que ainda não estão cadastrados deverão cumprir a legislação (Lei nº 11.171 de 17/09/2009) e os que já estão incluídos no Cadastur devem a cada 2 anos renovar o cadastro e executar todos os dispositivos legais, com ações que visam o desenvolvimento da competitividade do turismo nacional, com informações precisas e reais, qualidade no atendimento e na prestação e oferta de serviços: recepção, alimentação, acomodação em camas e enxoval de boa/ótima qualidade, além dos requisitos vinculados as ações de sustentabilidade.

Os Meios de Hospedagens: (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama&Café, Hotel Histótico, Pousadas e Flat/Apart-Hotel), cadastrados no Cadastur poderão participar do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagens, que utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias de meios de hospedagens. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu categorias específicas para cada tipo.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo;Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.

A equipe de atendimento do Cadastur, lotados na Fundtur-MS sob a Gerência de Políticas e Programas de Desenvolvimento do Turismo, é formada por técnicos e bacharéis de turismo, estão aptos a informar e orientar os empresários para efetivar o cadastramento. Os interessados em cadastrar-se devem entrar em contato com a Fundtur-MS no fundturmspoliticas@gmail.com, telefone (67) 3318-7600.

Informações Fundaçaõ de Turismo MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>