Grupo ACABA recebe homenagem no Festival de Inverno de Bonito

Em um encontro que celebra a cultura brasileira, os traços e as cores de Mato Grosso do Sul, um dos mais importantes grupos musicais do Estado está entre os homenageados.

O 10º Festival de Inverno de Bonito homenageia na noite de abertura, que acontece nesta quarta-feira (29), na Praça da Liberdade, o grupo ACABA – Canta-Dores do Pantanal, que apresenta em suas produções a fauna, a flora e as manifestações culturais e folclóricas da nossa terra. Na ocasião acontece ainda um show com o grupo, às 20h. 

Com 42 anos de carreira, o ACABA surgiu no cenário da música regional em 1967 reunindo profissionais liberais e universitários. O grupo vai além de divulgar em suas músicas os costumes do sul do Pantanal, ele pesquisa as culturas de diferentes nações indígenas, primitivos habitantes de nossa terra, sem a pretensão de realizar um mapeamento socioantropológico completo e definitivo, mas com o objetivo de pôr em debate a defesa de nossas autênticas raízes.  

A identidade do Grupo ACABA é o espírito engajado na defesa do bioma pantaneiro e das pessoas que lá promovem o desenvolvimento em harmonia com o ambiente que as rodeia. Algumas canções do grupo foram criadas em vista de atrocidades perpetradas contra as nações indígenas, que acabaram por disseminar essa população e o desrespeito às minorias e à gente pantaneira. Outros temas provêm do uso irracional das terras pantaneiras, que polui mananciais, desgasta o solo e assoreia rios. 

No final da década de 70, o Grupo ACABA lançou seu primeiro disco homônimo. Em 1980 participou do disco “A música regional do Brasil”, no ano de 82 foi uma das atrações do “Prata da Casa”. Várias participações aconteceram em diversos trabalhos, em 1997 estiveram num trabalho que mostrou um mapeamento musical do Estado, o “Mato Grosso do Som”. Para comemorar três décadas de carreira, lançaram em 1998 o disco “Grupo ACABA – 30 anos de música cultura e pesquisa”. Em 2002 produziram o “Pantanal, Coração da América”. Produziram também a coletânea Música Folclórica de Mato Grosso do Sul 1, 2 e 3 entre 2002 e 2003.  

Festival de Inverno de Bonito

A 10ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 29 de julho e 02 de agosto. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso Sul (FCMS), tem anualmente em sua programação exposições de artes plásticas, dança, teatro, feira de artesanato, mostras de vídeos, oficinas, malabares, cursos e apresentações musicais de artistas de renome nacional e regional. Além da tradição de unir cultura, arte, responsabilidade social e preservação ambiental.

Em nove anos, foram 1.700 apresentações para um público de 400 mil pessoas. Nesta edição, os homenageados são o fotógrafo Roberto Higa, o poeta Thiago de Melo e o grupo Acaba, referência nas canções que falam – e defendem – o Pantanal.

Fonte: FCMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>