Gruta do Lago Azul, Bonito, MS – Onde a luz do sol se torna azul

A Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e um dos mais importantes atrativos naturais de Mato Grosso do Sul, com destaque para o lago subterrâneo que adquire a cor azul intensa sob incidência dos raios solares. O excepcional valor paisagístico foi motivo para seu tombamento pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, juntamente com a Gruta Nossa Senhora Aparecida situada nas proximidades.

Além da inusitada paisagem subterrânea, a Gruta do Lago Azul apresenta concentração de fósseis de mamíferos pleistocênicos (Salles et al., 2006) e conjunto de minerais raros (nesquehonita), na forma de frágeis aglomerados. É também local da presença de crustáceos endêmicos que habitam o lago subterrâneo.

Trata-se de uma caverna em área de fácil acesso com excepcional potencial para atividades de geoturismo, em parte já realizada pelos guias de turismo com relativo intenso fluxo turístico (44.786 visitantes em 2003 segundo a Secretaria de Turismo de Bonito). Em função de ser uma caverna com grande abertura para o exterior, possibilita iluminação natural, o que proporciona atividade turística de baixo impacto ambiental, a qual pode ser ainda mais aprimorada com a definitiva implantação do Monumento Natural Gruta do Lago Azul, unidade de conservação estadual criada em 2001, e das medidas e infra-estrutura propostas no EIA- Estudo de Impacto Ambiental, e plano de manejo espeleológico, submetido à análise pelo IBAMA em fevereiro de 2002.

A Gruta do Lago Azul localiza-se a oeste da cidade de Bonito (MS), entre os córregos Anhumas, ao norte e Taquaral, ao sul, nas coordenadas 56°35`27″W e 21°08`41″S. Seu acesso é feito através de 19 km de estrada de terra, a partir da cidade de Bonito.

Veja o anexo.

Fonte:
By Paulo Cesar Boggiani, William Sallun Filho, Ivo Karmann, Ana Lúcia Gesicki, Nicoletta Moracchioli Philadelphi, Marcos Philadelphi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>