Gruta do Lago Azul é muito visitada durante FestinBonito

Para quem está em Bonito para a programação do Festival de Inverno de Bonito, além das opções em atividades culturais que o próprio evento oferece, o visitante pode aproveitar e realizar passeios de ecoturismo e turismo de aventura, já que o destino dispõe de várias opções de atrativos naturais. São grutas, lagos, balneários, cachoeiras, entre outros, para a prática do turismo.

Um deles, considerado o cartão postal de Bonito (MS), é a Gruta do Lago Azul. Trata-se de uma das maiores cavidades inundadas no mundo, no qual, por meio de uma trilha na mata conservada, o turista pode chegar até á Gruta.

São águas cristalinas, azuis, dentro da caverna, que é formada por diversos espeleotemas, formações geológicas que despertam curiosidade de visitantes e pesquisadores.

O turista, para chegar até ao lago azul, percorre uma pequena trilha de 300m em meio a vegetação, sempre acompanhado por um guia experiente.

Munidos de capacetes, para proteção, os participantes recebem todas as instruções para que tenham cuidado ao descer a gruta, que é formada de degraus, que são rochas e pedras de calcário.

Ao adentrar na cavidade, o visitante já sente um cheirinho de água e uma temperatura muito agradável dentro do local. A cada passo, com cuidado, o guia fala sobre o atrativo, que foi descoberto em 1924, e em 2001, passou a ser reconhecido como Monumento Natural da Gruta do Lago Azul.

A cavidade está em uma área de 273,66 ha, numa unidade de conservação, uma APA – Área de Proteção Ambiental, o que garante sua preservação, por meio de estudos e monitoramentos constantes.

As diferentes formas e tipos das formações rochosas impressiona a todos, que enchem o guia de perguntas sobre o motivo desta cavidade ter se formado. Uma das explicaçòes, segundo o guia é que a origem da gruta está ligada ao movimento das placas tectônicas.

O passeio dura em torno de 1h30 e funciona das 9h-14h,como forma de respeitar o hábito dos animais que lá habitam, como por exemplo, os morcegos.

Este é um dos passeios mais procurados por turistas que chegam em Bonito (MS). Uma experiência incrível que encanta a todos que conhecem a Gruta do Lago Azul.

Veja mais sobre passeios em Bonito (MS)!

Por Bárbara Ferragini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>