Gruta do Lago Azul é tema de reportagem no Fantástico

Gruta do Lago azul

Foi ao ar neste domingo (26), no Fantástico, uma reportagem gravada na Gruta do Lago Azul, em Bonito. O repórter Ernesto Paglia acompanhou um grupo de pesquisadores que recebeu autorização para, pela primeira vez nos últimos dez anos, mergulhar nas águas transparentes deste monumento natural.

A expedição teve como objetivo a realização de novas pesquisas científicas no local, um sítio arqueológico submerso descoberto há 23 anos. Após a descoberta, o acesso que era liberado se tornou restrito, sendo necessária uma autorização de Instituto do Patrimônio Hiistórico Nacional (IPHAN).

“Em 1992, teve ume expedição franco-brasileira, então o pessoal veio para fazer o mergulho na Gruta do Lago Azul e acabou se deparando com os fósseis”, explicou o agente de turismo Juca Ygarapé.

Na gruta encontram-se preservadas centenas de ossos de animais extintos há tempos, como fósseis do tigre dentes-de-sabre.

A equipe do programa desceu 130 metros, o equivalente a um prédio de 43 andares. Para chegar ao Lago Azul ainda são necessários mais 20 metros.

Sobre a Gruta

Tombado como monumento natural, em 1978, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a gruta tem critérios rígidos de preservação.Para ter acesso ao atrativo os visitantes devem descer 300 degraus de uma escadaria rústica.

Considerado um dos cartões postais do município, a gruta presenteia seus visitantes com um cenário azul impressionante construído ao longo dos anos com a junção entre rochas calcárias tomadas por estalactites e estalagmites e água cristalinas.

Confira no link a reportagem exibida no Fantástico:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fantastico-acompanha-expedicao-cientifica-na-gruta-do-lago-azul/4340504/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>