Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais de Bonito; confira

Para quem gosta de contemplar belezas naturais, ir pra Bonito e não visitar a Gruta do Lago Azul é quase que um pecado imperdoável! Considerado o um dos cartões postais do município, a gruta presenteia seus visitantes com um cenário azul impressionante construído ao longo dos anos com a junção entre rochas calcárias tomadas por estalactites e estalagmites e água cristalina. Localizada a 20 km da cidade o passeio de contemplação é de fácil acesso e custa R$ 36,00 por pessoa (valor 2012).


Tombado como monumento natural, em 1978, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a gruta tem critérios rígidos de preservação e é visitada por no máximo 45 pessoas por dia.


A melhor época para visitação é entre dezembro e janeiro, pela manhã, quando o sol incide diretamente na entrada da gruta, tornando o azul da água ainda mais intenso.


Para ter acesso ao atrativo os visitantes devem descer 300 degraus de uma escadaria rústica, porém o esforço é recompensado com a imagem surreal de um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 metros.


O lugar já serviu como cenário de novelas e é rico em história. Em 1992 uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamífero, entre eles o tigre de dente de sabre e preguiça gigante que viveram durante o período geológico do Pleistoceno, cerca de 6.000 a 10.000 anos atrás.


Recentemente, obras de reparo foram realizadas no interior do atrativo como readequação da escadaria, remoção da passarela e pilares de metal e manutenção e limpeza da trilha. 

 

Para conhecer essa beleza natural é necessário fazer as reservas com certa antecedência através das agências de turismo da região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>