I Congresso de Bioética da UFMS

O I Congresso de Bioética da UFMS será realizado no teatro Glauce Rocha e tem entrada franca. De acordo com a organização já são aproximadamente 600 inscritos. Participam alunos e professores de Universidades do interior de São Paulo e do Estado de MS. Uma das participações expressivas é da Enfermagem do Campus de Três Lagoas (CPTL), o qual vem ao congresso com praticamente toda a turma do curso.

O congresso será realizado nos dias 06 e 07 de outubro. O tema é Bioética e Seus Desafios para o Início do século XXI . Os palestrantes serão Profº. Drº Juberty Antonio de Souza, Profº Drº Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos e a Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Profª Drª Marlene Braz. Na ocasião, Marlene aborda temas como a normatização da lei de biossegurança e questões sobre pesquisas envolvendo células tronco-embrionárias.

Confira abaixo a programação:

06/10-Local: Teatro Glauce Rocha (UFMS)

19h30 – Abertura.
Composição de mesa.
Conferência: A Vida como Dom Supremo. – Profª Marlene Braz.

07/10 – Local: LAC

08h30 – Conferência: Sociedade Brasileira de Bioética e a Inserção no meio Acadêmico. – Profª Marlene Braz.

09h30 – Conferência: Alcoolismo nas Comunidades Indígenas e Quilombolas e as Implicações na Saúde Mental. – Prof. Juberty Antonio de Souza.

19h30 – Mesa Redonda: Pesquisa Científica com Células Tronco Embrionárias: Conceituação, Normatização Brasileira, Formação de Massa Crítica.
Profª Drª Marlene Braz
Prof. Dr. Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos
Prof. Dr. Juberty Antônio de Souza.
Moderador: Capelão Edílson dos Reis.

Cada um dos participantes da mesa terá 30min para apresentação. Em seguida, o moderador abre espaço para perguntas.

Palestrantes

Profª Drª Marlene Braz – Médica. Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança. Membro da Comissão de Bioética do Instituto Nacional do Câncer. Pesquisadora e docente na pós-graduação do Instituto Fernandes Figueira e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRIO).

Profº Drº Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos. Farmacêutico Bioquímico. Doutorado em Educação. Diretor de políticas educacionais do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES). Professor Associado-1 e Ouvidor da UFMS. Professor de Bioética no Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP-UFMS). Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, saúde coletiva, bioética, farmacovigilância e educação em saúde.

Profº. Drº Juberty Antonio de Souza. Médico Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Doutorado do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde-Convênio Rede Centro-Oeste UNB, UFG e UFMS. Atualmente, professor adjunto do DCM/FAMED/UFMS, Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria NHU/UFMS, Coordenador do Ambulatório de Saúde Mental do NHU/UFMS.

Mais informações: (67) 3345-3057 .

Fonte: Diana Gaúna ACS/RTR/ UFMS



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>