I plantio do Projeto Plante Bonito na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

A RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, um dos pólos das ações de reflorestamento do Projeto Plante Bonito criado pelo IASB, realizou no dia 18 de novembro de 2007, o plantio de 61 mudas nativas do cerrado em uma área localizada as margens de uma Floresta Estacional Semidecidual dentro da RPPN Cabeceira do Prata. O presente trabalho teve como objetivo recuperar a área degradada por meio da implantação de espécies florestais nativas, propiciando recomposição da paisagem, esta medida  foi preconizada no seu Plano de Manejo.



A escolha de espécies utilizadas na recuperação da área teve como ponto de partida estudos da composição florística da vegetação remanescente da região, sendo que as espécies pioneiras e secundárias iniciais tiveram prioridade na primeira fase da seleção das espécies. O método de reflorestamento utilizado foi o plantio heterogêneo, o qual consiste no plantio conjunto de diferentes espécies numa mesma área, recriando condições mais próximas das florestas naturais. È indicado para enriquecimento de matas e na recuperação das florestas nas margens de rios.



Para que o projeto tenha continuidade e para que nenhum fator ambiental prejudique o crescimento das mudas  atrapalhando o reflorestamento, monitoramentos e fiscalizações das mudas já plantadas serão feitas mensalmente através  de vistoria por biólogo.



Relatório disponível para download no ícone acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>