A RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, um dos pólos das ações de reflorestamento do Projeto Plante Bonito criado pelo IASB, realizou no dia 18 de novembro de 2007, o plantio de 61 mudas nativas do cerrado em uma área localizada as margens de uma Floresta Estacional Semidecidual dentro da RPPN Cabeceira do Prata. O presente trabalho teve como objetivo recuperar a área degradada por meio da implantação de espécies florestais nativas, propiciando recomposição da paisagem, esta medida foi preconizada no seu Plano de Manejo.
A escolha de espécies utilizadas na recuperação da área teve como ponto de partida estudos da composição florística da vegetação remanescente da região, sendo que as espécies pioneiras e secundárias iniciais tiveram prioridade na primeira fase da seleção das espécies. O método de reflorestamento utilizado foi o plantio heterogêneo, o qual consiste no plantio conjunto de diferentes espécies numa mesma área, recriando condições mais próximas das florestas naturais. È indicado para enriquecimento de matas e na recuperação das florestas nas margens de rios.
Para que o projeto tenha continuidade e para que nenhum fator ambiental prejudique o crescimento das mudas atrapalhando o reflorestamento, monitoramentos e fiscalizações das mudas já plantadas serão feitas mensalmente através de vistoria por biólogo.
Relatório disponível para download no ícone acima.