II Encontro Estadual do Geoparque Bodoquena Pantanal em Bonito MS

Apresentar informações preliminares e a importância do Geoparque para o Estado de Mato Grosso do Sul. Esse foi um dos objetivos do II Encontro Estadual do Geoparque Bodoquena Pantanal, que aconteceu no Centro de Convenções de Bonito durante o segundo dia do Festival de Inverno (28).

A abertura contou com a presença do Presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros; Diretora Presidente da Fundação de Turismo do MS, Nilde Brun; da Superintendente Estadual do IPHAN MS, Margareth Escobar Ribas, entre outros participantes.

O evento intitulado “Percursos” iniciou-se com a palestra de Paulo César Bonggiani, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, que falou sobre “Afinal, o que é esse tal de Geopark?”, no qual apresentou os seguintes dados: existem 77 geoparques membros da Rede Mundial de Geoparques; histórico da criação dos geoparques no Brasil, áreas existentes com grande potencial; vantagens em fazer parte da Rede Mundial de Geoparques, entre outros.

Ressaltou também que a área do Geoparque Bodoquena Pantanal é detentora de grande potencial visitação turística. “O visitante deve sentir o espírito do Geoparque. Turista não vai ao local somente para olhar pedra, ele vem em busca de informações culturais e a região possui guias de turismo altamente capacitados para attender a demanda”, afirmou Pauo Bonggiani.

Após a apresentação de Paulo, foi a vez de Margareth Ribas, explicar aos participantes do Encontro, sobre a atuação do IPHAN MS e também sobre o Dossiê Geopark Bodoquena-Pantanal: da idealização ao texto.

Geoparque Bodoquena Pantanal

O Geoparque do MS abrange 11 municípios onde a riqueza geológica, arqueológica, ecológica, histórica e cultural terão maior visibilidade para agregar valor à geodiversidade, à biodiversidade e a rica paisagem cultural do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>