Imagem de ariranha no rio Olha D’Água vence Concurso de Fotografia de Natureza

Daniel De Granville
Daniel De Granville

O rio Olho D’Água foi cenário para um clique do fotógrafo Daniel De Granville que rendeu prêmios no 1º Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura – Associação dos Fotógrafos de Natureza.

A imagem de uma ariranha nas águas cristalinas do rio, situado no Recanto Ecológico Rio da Prata, faturou o prêmio máximo Luiz Claudio Marigo e ainda ficou em primeiro lugar na categoria Subaquática.

Segundo o corpo de jurados, composto pelos fotógrafos Zig Koch (presidente da AFNatura), Fabio Colombini e João Marcos Rosa, pelo jornalista Sérgio Branco (diretor de redação da revista Fotografe Melhor) e pela designer Cristina Veit (ex-diretora de arte da revista National Geographic Brasil), a imagem foi eleita a melhor de todo o concurso por dois motivos: por sua qualidade e pela grande dificuldade que envolve fazer tal registro.

Granville também foi contemplado com uma menção honrosa por outra fotografia de sua autoria. O concurso contou com as categorias Paisagem Brasileira; Fauna; Flora, Fungos e Pequeno Mundo; Subaquática e O Homem e a Natureza.

O clique foi feito recentemente pelo fotógrafo, após algumas tentativas iniciadas em 2011. “Passado um longo período sem notícias concretas de sua aparição, há alguns meses os relatos voltaram – e eram cada vez mais frequentes. Sempre dividido entre as obrigações do escritório e a vontade de registrar uma espécie que muito raramente é vista em águas tão claras, há algumas semanas decidi que era hora de fazer mais uma tentativa. Deixei as pendências para o dia seguinte e parti para tentar novas imagens, sendo a foto que ilustra esta postagem o meu registro favorito do dia. Cabe ressaltar que trata-se de uma fêmea, ou seja, não é o mesmo indivíduo que fotografei quatro anos antes”, contou Daniel.

A foto vencedora concorreu com outras 4.400 inscritas. Parabéns ao fotógrafo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>