Jornalistas estrangeiros fazem reportagens sobre as belezas do MS

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul viabilizou no mês de agosto, a vinda de duas equipes de jornalistas do exterior para conhecer e divulgar o Estado nos seus países. O Press Trip, como são conhecidas essas viagens, visa trazer jornalistas de outros estados e países para fazer reportagens sobre os atrativos locais com o objetivo de difundir essas informações e atrair um número maior de pessoas, alavancando a venda de pacotes turísticos para o Estado.

No dia 19 de agosto, os jornalistas Angelo Gandolfi e Elizabeth Vaniersel, da revista Oasis, pousaram no Pantanal no qual passaram oito dias e depois seguiram para Bonito onde ficam até o dia 02 de setembro. Nesse período vão realizar safáris e passeios para fazerem registros fotográficos para a revista Oasis. A Oasis é uma publicação renomada da Itália, com grande inserção no mercado. O público alvo são os amantes do ecoturismo e turismo de aventura e de alto poder aquisitivo.

Angelo Gandolfi é fotógrafo de natureza desde 1983 quando iniciou a carreira na Oasis, ele acredita que a fotografia desmistifica e aproxima as pessoas da natureza.  Já esteve em vários lugares no mundo, mas tem uma expectativa muito grande em relação ao Pantanal e Bonito. “Quando vamos para a África, por exemplo, já sabemos o que vamos encontrar, aqui existe o elemento surpresa, espero ver muitos pássaros no Pantanal e acredito que eles darão belas fotos”, disse.

A vinda de Angelo Gandolfi e Elizabeth Vaniersel é um dos resultados da participação da Fundação de Turismo na Feira de Turismo em Rimini, Itália,  em 2009. Na ocasião o diretor da revista Oasis, Fabrizio Ventura, entrou em contato com o Gerente de Promoção e Divulgação da Fundtur Matheus Dauzacker Neto, solicitando apoio para a realização do Press Trip. A operacionalização foi possível devido às parcerias com TAM Linhas Aéreas, com a operadora de turismo La Chiocciola Tour e parceiros locais.

Já no dia 22 foi à vez dos jornalistas Dinamarqueses chegarem para o Press Trip. Foram quatro dias para fazer as reportagens sobre o Pantanal de Miranda e Bonito. No itinerário passeio de chalana, safári fotográfico e focagem noturna, no Pantanal e em Bonito a Gruta do Lago Azul, cachoeiras da Boca da Onça, Balneário Municipal, passeio de bote no rio Formoso, Projeto Jibóia, visitação a Taboa Fábrica dos Sonhos e flutuação no Rio da Prata.

Segundo Nikolaj Witte e Pernille Wessel Buchwald, jornalistas e proprietários do site de viagens e TV online Rejseprogrammet.dk, a necessidade de vir ao Brasil partiu de uma pesquisa de opinião que fizeram na maior feira de turismo dos países da Escandinávia. Através da pesquisa eles descobriram que os dinamarqueses queriam mais vídeos sobre o Brasil. A partir daí conseguiram viabilizar a viagem com o apoio da Embratur e TAM Linhas Áereas.

“O Brasil é um país desconhecido para nós, existe uma curiosidade, mas falta informação. Esse Press Trip vai aproximar nossos países e atrair muitos turistas dinamarqueses para cá. Na Dinamarca 90% a 95% das viagens são decididas através de pesquisas pela internet, a compra dos pacotes também é online”, afirmou Nikolaj.

Segundo os jornalistas tanto Pantanal como Bonito surpreendem pela beleza e pela preservação, “Bonito nos dá uma aula de conservação é muito bom ver como o Brasil está à frente de países desenvolvidos no ecoturismo”, elogiou Nikolaj.

Foram parceiros da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul na operacionalização do Press Trip: Águas do Pantanal Operadora de Turismo; Chalana Águas de Miranda; Fazenda São Francisco; Fazenda Baía das Pedras; Fazenda Caimã; Pousada Remanso; Taboa Fábrica dos Sonhos; Restaurante Pantanal; Gruta do Lago Azul; Balneário Municipal; Passeio de Bote Rio Formoso; Projeto Jibóia; Flutuação do Rio da Prata; secretária municipal de Bonito.

Com informações Fundação de Turismo MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>