Lagoa Misteriosa reabre e recebe seus primeiros visitantes para temporada 2012

 

 

“Uma fascinante lagoa oculta numa mata inexplorada proporciona ao visitante momento singular de admiração e relaxamento”. Esse é o depoimento dos visitantes Rafael e Fabiana, que estiveram no dia 31 de março na Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS).

A dupla foi uma das primeiras pessoas a realizar o passeio de flutuação nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa, após sua reabertura no dia 29 de março. O passeio encontrava-se com as atividades suspensas (flutuação e mergulho autônomo categoria batismo e básico) devido à proliferação de algas. Esse processo natural ocorre entre os meses de outubro a abril, e causa turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

Além da flutuação, a Lagoa Misteriosa é bastante procurada por mergulhadores atraídos pelo encanto de sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes, que não conseguiu avistar seu fundo.

O casal de São Paulo Ralph Leite e Rafaela Mengui teve a oportunidade de coincidir a viagem à Bonito e região com a reabertura do atrativo e aproveitaram para realizar o mergulho com cilindro. “Quando tive a oportunidade de conhecer a Lagoa sem dúvida foi uma das experiências mais surpreendentes que já pude vivenciar. A paz que a natureza proporciona com a beleza da agua cristalina, é uma sensação indescritível, somente quem já teve essa experiência consegue entender a sensação que tive no momento do mergulho”, revela Rafaela.

Já Ralph disse que nem imagina o que estava por vir ao fechar o pacote para conhecer o destino de ecoturismo. “Jamais imaginei que iria me proporcionar tudo isso… uma paz de espírito indescritível”, diz.

Os passeios de flutuação e mergulho com cilindro podem ser realizados no mesmo dia. Na atividade de flutuação, o visitante tem a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, depósitos de areia branca, entre outros elementos transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

No mergulho com cilindro a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar. Há a opção em realizar o batismo – mergulho indicado para visitantes que não possuem curso de mergulho, e o Mergulho Autônomo Básico, em que o mergulhador com certificação Open Water Scuba Diver mergulha até a profundidade de 18 metros.

Durante o ano todo o atrativo turístico continua aberto para mergulhadores certificados realizarem as atividades de mergulho nas categorias: autônomo avançado, no máximo 25 metros de profundidade e técnico, no máximo até 60 metros de profundidade.

Ralph e Rafaela se aventuraram pelas águas da Lagoa Misteriosa e desvendaram um novo mundo submerso. “Não temos palavras para descrever o que passamos neste lugar… iremos levar na bagagem muito mais que fotografias”, conclui Rafaela.

Sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa está localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 270 km da capital Campo Grande, 50 km de Bonito, e 36 km de Jardim.

O acesso ao atrativo fica na BR 267 Km 515, na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata.

É uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco. A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo a mais profunda caverna inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Para mais informações, acesse o site da Lagoa Misteriosa – www.lagoamisteriosa.com.br

*Texto escrito por Carla Layane e Ben Oliveira – Assessoria de Imprensa do Grupo Rio da Prata.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>