Lagoa Misteriosa recebe Licença de Instalação do IMASUL

Durante o mês de maio a Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim (MS), recebeu do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL/SEMAC/MS a Licença Prévia – LP n. 74/2010, que aprovou a localização do receptivo a ser instalado na Fazenda Lagoa Misteriosa, a mais de 250 metros de distância da Lagoa.

A segunda etapa para o licenciamento ambiental deu-se no dia 14 de junho, na qual o empreendimento recebeu do IMASUL/SEMAC/MS a Licença de Instalação n. 83/2010 que autoriza a instalação do receptivo turístico na Fazenda Lagoa Misteriosa.

O receptivo servirá como apoio a operação turística na Lagoa Misteriosa, que somente será iniciada após recebimento da Licença de Operação, próxima e última etapa do licenciamento ambiental, e que depende de um parecer técnico do Centro de Estudos, Proteção e Manejo das Cavidades (CECAV/IBAMA) ao IMASUL sobre o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa.

“É díficil fazer uma previsão sobre quando o licenciamento ambiental será concluído, pois depende de uma série de fatores, como a conclusão do receptivo, parecer do CECAV e do andamento do processo no IMASUL. Mas todo o trade turístico da região já espera ansiosamente. Quem sabe em 2011 a Lagoa Misteriosa será finalmente aberta para visitação turística.” Luiza Coelho – Diretora Recanto Ecológico Rio da Prata.

Sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa, atrativo situado próximo ao Rio da Prata, no município de Jardim (MS), é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. É considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água. Na lista dos maiores desníveis da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE (2009) a Lagoa Misteriosa figura em sétimo, com a profundidade atualmente conhecida de 220 metros.

Após o mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa, realizado em Agosto de 2008, e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica, chegou-se a conclusão de que a cavidade de gênese freática Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, a cerca de 6 metros de profundidade da superfície da Lagoa.

Essas características, associadas à beleza cênica do local, conferem a Lagoa Misteriosa um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho com cilindro.

A visitação turística na Lagoa Misteriosa foi interrompida em 2005 para Licenciamento Ambiental do empreendimento, quando teve início a elaboração do Plano de Manejo da Lagoa Misteriosa, que contou com uma série de coletas de dados secundários e diagnósticos em campo do meio físico e biológico, seguindo o “Termo de Referência para o Plano de Manejo Espeleológico de Cavernas com Atividades Turísticas”, elaborado pelo CECAV/ICMBIO (Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Os estudos foram completados em 2009, quando foi dado entrada no processo de Licenciamento Ambiental do empreendimento no IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

Com informações Luiza Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>