Lagoa Misteriosa retoma atividades de Flutuação e Mergulhos

A Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), retoma a partir de hoje (29) suas atividades de flutuação e mergulho com cilindro para as modalidades de batismo e básico, em suas águas cristalinas reconhecidas internacionalmente.

As atividades estavam suspensas devido à proliferação de algas, processo natural, que ocorre entre os meses de outubro a abril, e que causa um processo de turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

O encanto sobre a Lagoa Misteriosa deve-se a sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes, que não conseguiu avistar seu fundo. Devido à beleza cênica do local, a Lagoa Misteriosa torna-se um passeio inesquecível. “Por mais fantástico que seja a parte mais conhecida da Lagoa Misteriosa, você precisa ver a parte mais profunda. A parte rasa é apenas o início de um sistema grandioso”, comenta o mergulhador Gilberto Menezes.

Em novembro de 2011, a Analista de Sistemas Natali Silvério, do Rio de Janeiro, visitou a Lagoa. Em depoimento compartilhado no site do atrativo, a mergulhadora comentou que realizou o sonho dela. “Simplesmente não consigo esquecer a sensação de estar flutuando dentro daquilo que parece um cone de pedras que lhe convida sempre para ir mais fundo. Certamente irei voltar!”, argumenta.

Na atividade de flutuação, o visitante tem a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Nesta época do ano, os destaques são o Mergulho de Batismo – para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a experiência de mergulho com cilindro de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros; E o Mergulho Autônomo Básico, em que o mergulhador com certificação Open Water Scuba Diver mergulha até a profundidade de 18 metros.

“De todos os locais de mergulho que conheci no Brasil a Lagoa Misteriosa, na minha opinião, é o mais espetacular. Ela sempre foi minha favorita”, ressalta Gilberto Menezes.

Durante o ano todo o atrativo turístico continua aberto para mergulhadores certificados realizarem as atividades de mergulho nas categorias: autônomo avançado, no máximo 25 metros de profundidade e técnico, no máximo até 60 metros de profundidade.

Para mais informações acesse: www.lagoamisteriosa.com.br 



Sobre a Lagoa Misteriosa 



A Lagoa Misteriosa está localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 270 km da capital Campo Grande, 50 km de Bonito, e 36 km de Jardim.

O acesso ao atrativo fica na BR 267 Km 515, na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata.

É uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco. A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo a mais profunda caverna inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>