Licença Prévia da Lagoa Misteriosa foi citada em palestra

No dia 14 de agosto, o projeto da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) “De Portas Abertas” apresentou em Campinas (SP), a palestra “Mergulho em Cavernas no Brasil: cenário atual” ministrada pela coordenadora da Seção de Espeleo Sub da SBE (SES/SBE), Drica de Castro (SBE 1524).

Foram abordados temas como mapeamento e planos de manejo para cavernas submersas, além de expedições ao Buraco das Abelhas, Lagoa Misteriosa e Gruta do Mimoso, na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul.

Após um breve relato do histórico do mergulho em cavernas no Brasil, Drica fez um esclarecimento do processo de regulamentação da atividade e do importante papel do Conselho Especializado de Mergulho em Cavernas (CEMEC), um conselho consultivo criado em 2001 com representantes das entidades certificadoras de mergulho em cavernas, do ICMBio/CECAV e da SES/SBE.

Foram abordados aspectos legais da atividade no Brasil e do Termo de Referência (TR) para Cavernas Alagadas que será publicado em breve. O novo TR foi redigido com base nos resultados da Expedição Buraco das Abelhas, atividade realizada pelo CECAV em agosto de 2006 com o objetivo de se estabelecer os parâmetros para Plano de Manejo de Cavernas Submersas.

Durante a expedição foram feitos os trabalhos de campo de biologia, infraestrutura para operação de mergulho e topografia da cavidade. O mapa da cavidade se tornou referência para planos de manejo de cavernas alagadas.

O TR vem sendo utilizado nos processos de licenciamento que estão hoje em andamento como a Lagoa Misteriosa que já obteve a licença prévia e o da Gruta do Mimoso ainda em fase de estudo. Drica falou também sobre o Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico que, dentre outras  medidas, prevê a inserção do Brasil no cenário mundial da prática de espeleomergulho com abertura de um circuito nacional.

Após a palestra houve um debate entre todos os presentes acerca dos assuntos abordados.

Com informações SBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>