Linguiça de Maracaju – seu início no MS

A origem da Linguiça de Maracaju está ligada à tradição das famílias que colonizaram os campos da serra de Maracaju, no estado de Mato Grosso do Sul.

As principais famílias colonizadoras partiram do triângulo mineiro e trouxeram a tradição da produção da linguiça caseira, que era feita inicialmente com carne suína e foi substituída pela carne de boi, levando em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava no estado.

Devido à dificuldade de armazenamento e conservação das carnes, as famílias usavam as carnes de primeira para fazer linguiça e as demais para fazer o charque.

Como todo produção era artesanal, toda a carne era cortada à faca, temperada e depois de embutida era deixada por algum tempo para que secasse e assim pudesse conservar por mais tempo o produto. Produto que foi o primeiro embutido artesanal feito exclusivamente com carne bovina de primeira.

Iguaria de uma simplicidade ímpar, de sabor único e principalmente por ser um produto de origem 100% sul-mato-grossense atravessou as fronteiras do estado agradando o paladar de todas as gerações e também de pessoas dos mais distantes lugares.

Diante de tanto sucesso, é realizado anualmente em Maracaju a Festa da Linguiça de Maracaju. Em 2010 será a 16º edição.

Por Carla Layane

Com informações Portal Linguiça de Maracaju

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>