Livro sobre Cinema no MS é tema de palestra no Museu da Imagem e do Som

Acontece no próximo dia 12 (sexta-feira), a partir das 14h, no auditório do Museu da Imagem e do Som –  MIS, a palestra sobre o processo de pesquisa e criação do livro “Salas de Sonhos – Memórias dos Cinemas de Mato Grosso do Sul”, que será ministrada pela autora do livro, a jornalista e cineasta, Marinete Pinheiro. O foco da palestra é a necessidade de pesquisa cultural no estado e quais as ferramentas utilizadas neste processo.
 
O primeiro livro de Marinete, “Salas de sonhos – Histórias dos cinemas de Campo Grande”, publicado em 2008 em co-autoria com Neide Fischer, nasceu nos bancos da universidade. “Pensávamos em escrever um livro reportagem, mas não tínhamos tema; nosso orientador, Alexandre Maciel, citou a existência de várias salas de cinema em Campo Grande e fomos de forma quase arqueológica buscar registros e depois encontrar pessoas que tiveram contato com os espaços de exibição que chegaram à capital em 1910, quando descobrimos histórias incríveis”, comenta Marinete.
 
Depois do primeiro livro publicado com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marinete Pinheiro propôs em 2009 ao Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC MS) a continuidade e ampliação da pesquisa sobre cinema, onde conseguiu subsídio financeiro para pesquisar e escrever o volume II: “Salas de Sonhos – Memórias dos Cinemas de Mato Groso do Sul”, lançado em 2010. O livro que traz à tona uma nostalgia aniquilada pelo surgimento da televisão e, posteriormente, pela facilidade de se consumir filmes graças à pirataria. 
 
Serviço
Além da palestra desta sexta-feira, acontecerá outra, no dia 24, no anfiteatro do CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, às 19h. A ação é uma parceria realizada entre o Governo de Mato Grosso do Sul (FCMS, FIC, MIS) e a Coordenação do Curso de Jornalismo da UFMS. Ambas as palestras são gratuitas e abertas à população em geral.
 
Locais
Data: 12/08
Horário: 14h00
Museu da Imagem e do Som – Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.
 
Data: 24/08
Horário: 19h00
Anfiteatro do CCHS – UFMS, Av. Senador Filinto Muller, Cidade Universitária

Informações FCMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>