Mais qualidade e segurança no turismo de aventura

Turismo de aventura é uma atividade em geral totalmente associada à conservação dos recursos naturais. No Brasil, existem hoje cerca de duas mil empresas ligadas ao setor, que vem se desenvolvendo de forma intensa nos últimos anos.  É salutar, portanto, que esse avanço tenha levado empresários da área a se organizarem em busca de qualificação e profissionalização. Hoje, o segmento de aventura conta com 24 normas técnicas criadas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo uma delas a ABNT NBR 15331, referente ao Sistema de Gestão da Segurança, que pode ser implementado por qualquer empresa de turismo de aventura.

A mobilização em torno das normas técnicas levou a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) a criar o Programa Aventura Segura, executado em parceria com o Ministério do Turismo e com o Sebrae Nacional.

O Programa objetiva qualificar e certificar o Turismo de Aventura no Brasil, focando em segurança e organização. Dessa forma, em parceria com a Digital SK, empresa franco-brasileira que propõe soluções de e-learning, a Abeta estruturou cursos de qualificação à distância voltados à capacitação de empresários, profissionais e condutores de turismo de aventura, com base nas normas da ABNT e na experiência de profissionais selecionados.

Semana Nacional de C&T

Uma pesquisa sobre as ameaças à biodiversidade marítima será uma das principais atrações que a Marinha do Brasil vai apresentar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) de 2008, de 20 a 26 de outubro, em Brasília.

O Programa Antártico Brasileiro, cujo sucesso é reconhecido internacionalmente, é outro tema de destaque. A Semana Nacional de C&T é organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e terá lugar no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

Em Belém (PA), o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), mais antiga instituição de pesquisa da Amazônia, oferece extensa programação, para crianças, jovens e adultos, cujas atividades serão desenvolvidas no Parque Zoobotânico da instituição (PZB), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – e nas Praças da República e Batista Campos.

Educação ambiental

Cerca de 200 instituições dos segmentos públicos, privados e sociedade civil organizada participaram na manhã desta quinta-feira da abertura do Fórum Estadual de Educação Ambiental, em Aracaju (SE). O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tem como tema “Construção e Implementação da Política Estadual de Educação Ambiental”.

Dom Cappio e paz

O bispo Dom Luiz Cappio recebe neste sábado, às 20h, o Prêmio pela Paz entregue pela Pax Christi Internacional. Pela primeira vez a premiação acontece fora da sede da organização e será concedida também aos movimentos e organizações sociais, povos e comunidades tradicionais envolvidos na luta pela Bacia do Rio São Francisco. O prêmio será entregue dentro da programação da Romaria de Sobradinho (BA), onde o bispo fez 24 dias de jejum, no final de 2007.

Fonte: Ecoluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>