Manoel de Barros é eleito Artista do Ano

O poeta Manoel de Barros foi o grande vencedor do 6º Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura, realizado no dia 25 de outubro, em São Paulo. Ele conquistou o prêmio na categoria principal: artista do ano.

O poeta concorreu com a cantora Maria Bethânia, o violonista Fábio Zanon, o ator Paulo José, o coletivo de grafite osgemeos, formado pelos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo e com o diretor de teatro Antunes Filho.

Os finalistas foram indicados por um júri técnico. A votação, porém ocorreu pela internet em todas as categorias. “Fiquei satisfeito, não poderia querer coisa melhor. Virei um mito para quem gosta da minha poesia”, afirmou o autor em mensagem gravada em vídeo utilizado como discurso de agradecimento.

Reconhecido por sua linguagem única, que escancara coisas e gestos simples carregados de emoção e as belezas da natureza, Manoel de Barros explora em sua arte a sensibilidade e imaginação do leitor, levando-o ao seu universo particular.

Seu livro de estréia – “Poemas Concebidos sem Pecado” – foi lançado em 1937. Desde então Manoel coleciona prêmios. O primeiro – o Orlando Dantas, da Academia Brasileira de Letras, veio em 1960. Em 1969 recebeu o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pela obra “Gramática Expositiva do Chão”. Em 1997, o “Livro sobre Nada” recebeu o Prêmio Nestlé, de âmbito nacional. Em 1998, recebeu o Prêmio Cecília Meireles (literatura/poesia), concedido pelo Ministério da Cultura.

Manoel também conquistou por duas vezes o prêmio Jabuti, o maior da literatura nacional. O último veio ano passado: Grande Prêmio Sophia de Mello Breyner Andresen, em Portugal, pela coletânea “Compêndio para Uso dos Pássaros – Poesia Reunida 1937-2004. 

Com informações CG News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>