Marcha da Retirada da Laguna acontecerá em outubro

O Comando Militar do Oeste (CMO), numa parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), realiza a 8ª edição da Marcha da Retirada da Laguna do dia 18 a 22 de outubro de 2012.

O evento será uma continuação e uma evolução da Marcha da Retirada, realizada sob os auspícios da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército desde os anos 1990.

Em 2012, o evento será constituído de duas partes. A parte I constará de um evento acadêmico, com conferências e apresentação de comunicações de trabalhos inscritos e selecionados, abertura solene e confraternização.

A parte II constará de uma viagem pelo interior do Mato Grosso do Sul, visitando locais em que ocorreram fatos marcantes da epopéia da Laguna.

A comitiva em viagem conhecerá: antiga Fazenda Laguna, localizada no Paraguai; ponto de travessia no rio Apa, realizando inclusive uma travessia no mesmo local utilizado há cento e quarenta e cinco anos; Nhandipá, local da mais sangrenta batalha da Retirada; Cambarecê, o local do doloroso abandono dos coléricos; cemitério dos heróis, em Jardim, com breve caminhada nas trilhas utilizadas pelos retirantes para chegar na fazenda do Guia Lopes; praça da igreja de Nioaque, com encenação da explosão na igreja.

Em 2011 a vitoriosa parceria IHGMS/Exército Brasileiro realizou o “III Encontro Internacional de História”, com excelentes resultados, uma inesquecível vivência para os participantes e um vultoso acréscimo na bagagem de conhecimentos de todos.

Informações e incrições podem ser feitas no site: www.laguna2012.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *