Maria Bethânia é atração no 9º Festival de Inverno de Bonito

Maria Bethânia Viana Teles Veloso, hoje considerada a maior intérprete de sua geração, na infância sonhava em ser atriz, mas o dom para a música falou mais alto. Participou na juventude de espetáculos semi-amadores em parceria com Tom Zé, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em 1963, estreou como cantora na peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. No ano seguinte, apresentou espetáculos como Nós por Exemplo, Mora na Filosofia e Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, ao lado do irmão Caetano Veloso e o colega Gilberto Gil, então iniciantes, a quem lançou como compositores e cantores nacionais e a cantora Gal Costa, dentre outros.

A data oficial da estréia profissional é 13 de fevereiro de 1965, quando substituiu a cantora e violonista Nara Leão no espetáculo Opinião pois a mesma precisou se afastar por problemas de saúde. Nesse mesmo ano, foi contratada pela gravadora RCA, que posteriormente transformou-se em BMG (atualmente Sony BMG), onde gravou o primeiro disco, lançado em junho daquele mesmo ano.

Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias em um único disco (Álibi, 1978) e esse sucesso se repetiu nos dois álbuns subseqüentes: Mel e Talismã, que também obtiveram expressivas vendagens, e inovou no gênero acústico com os dois trabalhos seguintes, Ciclo e A Beira e o Mar, que não tiveram o mesmo apelo popular.

Em 1990, Bethânia comemorou 25 anos de carreira com o LP 25 Anos, cujo repertório, essencialmente brasileiro, evocava diversas culturas deste país e trouxe canções consagradas. O disco contou com a participação especial de vários cantores e músicos, dentre os quais Gal Costa, Alcione e João Gilberto.

Em 2007, novamente é a maior vencedora do Prêmio Tim, mas desta vez empatou com Marisa Monte. Bethânia, mais uma vez, compareceu à cerimônia, e levou para casa os troféus de melhor cantora, melhor disco (Mar de Sophia), melhor projeto gráfico (Pirata) e melhor canção (Beira-mar, do CD Mar de Sophia).

A cantora tem 47 discos lançados, excluindo os compactos: 33 de estúdio e 14 ao vivo.

Maria Bethânia é uma das grandes atrações nacionais que se apresentarão no 9º Festival de Inverno de Bonito. Ela se apresenta no dia 31 de julho.

Este ano, o Festival de Inverno ainda traz atrações nacionais como Zé Ramalho, Ana Carolina e Almir Sater, e acontece dos dias 30 de julho a 3 de agosto, na cidade de Bonito-MS.

Assessoria de Imprensa

Recanto Ecológico Rio da Prata

Estância Mimosa Ecoturismo

www.bonitoweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>