Mato Grosso do Sul aposta no turismo tecnológico integrado

Será lançado hoje (1) pela Fundação de Turismo de Mato grosso do Sul, prefeituras de Dourados e Maracaju, e a operadora Passeio Turismo, o roteiro Turístico Tecnológico integrado da Região da Grande Dourados, Consórcio Agricultura em parceria com Ecoturismo de Bonito.

O principal objetivo é promover e divulgar a agricultura e a pecuária, inovando a tecnologia aplicada no campo e na produção sustentável, a potencialidade do turismo da região e a infraestrutura empresarial adequada para atender a demanda do segmento.
O setor turismo tecnológico proporciona o conhecimento de novas práticas e a troca de experiências entre os produtores, estudantes, pesquisadores do Brasil e do exterior. O Estado de Mato Grosso do Sul possui grande potencial de turismo tecnológico o que já vem se demonstrando pelas práticas sustentáveis e com grande retorno econômico na produção agropecuária.

O roteiro será comercializado na rodada de negócios durante o Salão Nacional de Turismo em São Paulo, no período de 13 a 17 de julho.

ROTEIRO TECNOLÓGICO INTEGRADO

O trajeto completo do roteiro terá duração de cinco dias e quatro noites e passa por Dourados no primeiro dia, com a chegada dos turistas no aeroporto, às 23h. No segundo dia visitam a Embrapa Agropecuária Oeste, que desenvolvem pesquisas nas áreas de agronegócio, agricultura familiar, recursos naturais e monitoramento ambiental. Os turistas vão participar de palestras com pesquisadores e visitar laboratórios e campos de pesquisa.

O grupo visita, à tarde, a Fazenda Araçá para conhecer o plantio de palha, um sistema eficiente no controle à erosão. A refeição vai ser livre em Dourados e os turistas poderão escolher entre as várias opções de restaurantes disponíveis na cidade.

No terceiro dia, os turistas seguem de ônibus para a Fundação MS/Fazenda Modelo, em Maracajú. Eles conhecerão pesquisas sobre consórcio de agricultura e pecuária, e ainda fertilidade do solo, fitotecnia e culturas para a produção do biodiesel, além de estudos em outras áreas.

Programas de transferência de tecnologia vão ser apresentados ao grupo, que vai assistir palestras educativas e visitar fazendas da região. Após Maracajú, eles seguem viagem para Bonito. Os turistas vão passear no quarto dia na Gruta do Lago Azul e farão um passeio de bote pelo Rio Formoso, da cidade até a Ilha do Padre. No passeio, passarão por várias cachoeiras e vão poder nadar com os peixes nas águas transparentes do rio.

A flutuação no Rio da Prata, que separa os municípios de Bonito e Jardim, será no quinto dia, previsto pelo roteiro turístico. O percurso de dois quilômetros e com duração de quatro horas, vai ser até o encontro do Rio da Prata com o Rio Olho D`Água. Em seguida o grupo vai conhecer o famoso Buraco das Araras, em Jardim, e retorna para Dourados, de volta à cidade de origem no voo das 23h.

Lançamento:
Data: 01/07/2011
Horário: 18hs
Local: Auditório do Hotel Bahamas
Endereço: João Cândido Câmara, 750 Dourados-MS

Informações Fundtur/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>