Mel do Pantanal é colhido para análises

Na última semana de outubro, chegaram à Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), vários quilos de mel coletados em apiários instalados na fazenda Nhumirim, em projetos do pesquisador Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis, especializado em apicultura.

Localizada na região pantaneira da Nhecolândia, a 160 quilômetros da zona urbana de Corumbá, a fazenda Nhumirim é o campo experimental da Embrapa Pantanal. Sua diversidade de espécies animais e vegetais, baías, salinas, cordilheiras e capões faz dela um recorte bastante representativo do Pantanal.

O objetivo dessa atividade foi obter amostras de mel que serão enviadas a três Unidades da Embrapa: Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). Essas Unidades realizarão análises para determinar a presença ou ausência de resíduos e contaminantes em amostras de mel e de outros produtos agropecuários, no âmbito do projeto liderado pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Vera Lúcia Ferracini, intitulado “Rede de Resíduos e Contaminantes Químicos em Produtos de Origem Animal e Vegetal”, do Macroprograma 2 da Embrapa, que abrange competitividade e sustentabilidade setorial.

Serão implementadas metodologias de análise e profissionais de laboratório e de suporte serão treinados para trabalhar com essas técnicas e tornar as pesquisas mais eficientes, além dos pesquisadores que atuam com esses produtos.

A fazenda Nhumirim possui dois apiários, totalizando mais de 30 colmeias com abelhas africanizadas, com uso reduzido de insumos externos, o que torna a atividade muito próxima das práticas orgânicas. Com a realização dessas análises, o pesquisador acredita que, muito provavelmente, será confirmada a hipótese segundo a qual o mel produzido nessa região do Pantanal é bastante seguro.

Fonte: Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>