Mergulhadores realizam expedição no Buraco das Abelhas

No dia 6 de maio uma equipe da NAUITEC, composta pelos Instrutores de mergulho: Guilherme Adjuto, Sandro Potyguara e Alvanir S. Oliveira “Jornada”, aterrisou na Região da Serra da Bodoquena (MS) para dar mais um passo na liberação das cavernas brasileiras.

A primeira parada foi na Fazenda Figueira, município da Jardim, onde fica localizada a caverna Buraco das Abelhas .

A cavidade alagada encontra-se no extremo sul do Parque Nacional da Bodoquena e foi palco de uma das maiores expedições de mergulho em caverna já realizadas no Brasil, no ano de 2006, quando um grupo organizado pelo CMEC (Conselho Expecializado de Mergulho em Cavernas) do CECAV/ ICMBIO deu os primeiros passos para elaboração do Plano de Manejo, o que ainda não aconteceu.

O acesso à caverna estava difícil devido ao tempo de inatividade do caminho até a boca da caverna. O nível de água estava mais alto do que de costume e a visibilidade estava boa. A equipe encontrou um temperatura de 22º C durante os 8 mergulhos, e atingiu a profundidade màxima de 41 metros e cerca de 350 metros de penetração linear.

A expedição foi acompanhada por uma produtora que cuidará da divulgação do evento em alguns canais de televisão, o que deve acontecer muito em breve.
 
O CECAV e a Direção do Parque Nacional da Bodoquena emitiram as devidas autorizações e os resultados serão apresentados através de relatórios.

Com informações NAUITEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>