Mergulho adaptado em Bonito

A edição 184 da Revista Mergulho traz uma reportagem especial sobre o mergulho adaptado – que este ano completou 20 anos – possibilitando que portadores de deficiências tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência.

O texto intitulado “Superação debaixo da água” e ecrito por Pedro Sibahi, revela a história da professora de Português, Divina Célia, que mora no Mato Grosso do Sul e possui paralisia nos dois lados do corpo.

Ela mergulhou uma única vez na vida e escolheu as águas cristalinas de Bonito (MS) para realizar seu sonho. Isso foi há oito anos atrás e ela revelou à Revista Mergulho que foi uma das experiências mais marcantes da sua vida, e que o meio aquático coloca as pessoas com deficiência em igualdade com os outros “pois todos precisam superar as dificuldades de movimentação, de comunicação e a limitação de tempo para respirar”.

Além do relato de Divina, o texto apresenta informações como o perfil de quem busca a prática do mergulho adaptado, os documentos necessários para realizá-lo e entrevistas com Lúcia Sodré (professora de Educação Física, especializada na área de pessoas com deficiência e instrutora de mergulho autônomo) e com  Rodrigo Nuno Peiró Correia (instrutor e mergulhador técnico pela international Association of Nitrox an Technical Divers – IANTD).

Leia a reportagem na íntegra na edição 184 da Revista Mergulho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>