Mergulho em caverna – saiba como funciona

Para os mergulhadores mais experientes, uma modalidade que permite uma grande carga de adrenalina é o mergulho em cavernas.

É possível observar, quando submerso, a água em movimento, o reflexo do sol , a diversidade da fauna e flora marinha.

Não demora muito para que aviste uma abertura – a entrada de uma gruta. Enquanto nada para dentro, percebe um interior colorido por diversas plantas, peixes incomuns e estalagmites.

Enquanto avança, a área que o cerca vai se tornando cada vez mais escura. Um buraco estreito e negro como a noite se aproxima e atravessá-lo será uma experiência muito desafiadora e perigosa. Devido à extrema escuridão e a áreas potencialmente não mapeadas, é necessário estar munido de iluminação, equipamento especial e muita experiência se quiser praticar o mergulho em cavernas.

Diferentes modalidades de mergulho

Existem três classificações principais de mergulho: mergulho em grutas, mergulho em água aberta e mergulho em caverna.

O mergulho em água aberta é o ponto de partida para todos os mergulhadores e é aquele no qual o acesso linear à superfície está sempre disponível – em outras palavras, basta nadar para cima e o mergulhador poderá tirar a cabeça da água. O sol fica sempre visível nessa modalidade.

No mergulho em grutas, por outro lado, o mergulhador está explorando grutas naturais e permanentes, dotadas de tetos, mas com uma entrada e luz solar visíveis. Tanto o mergulho em água aberta quanto o mergulho em grutas são considerados atividades recreativas que requerem licenças e treinamento de nível amador. Os mergulhadores dessas modalidades em geral limitam seus mergulhos a 40 metros.

O mergulho em cavernas difere das outras duas modalidades por ser uma forma de mergulho técnico, e não recreativo. Requer equipamento especializado, diversos anos de treinamento e habilitação. Os profissionais enfatizam a permanente necessidade de equipamento e condicionamento físico de primeira linha.

Por Carla Layane

Com informações Esportes Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>