Minas Gerais realiza curso de pagamento por serviços ambientais

Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontece em Extrema (MG), o Curso de pagamento por serviços ambientais e preservação de nascentes e corpos d` àgua. A capacitação é realizada pela Prefeitura Municipal da cidade, em parceria com Instituto Agronômico (IAC), Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG)  e Agência Nacional de Água (ANA). 

 

O Curso, que faz parte do Projeto Conservador de Água de Extrema, será realizado no Cine Teatro Municipal da cidade. O principal objetivo do curso é capacitar profissionais de nível técnico e superior, agricultores rurais e demais profissionais ligados à agricultura, ecologia e, especificamente, recursos hídricos para a produção de água.

 

Projeto – A Cidade de Extrema implantou o projeto “Conservador das Águas”, uma vez que grande parte da água produzida em Extrema, através do Jaguari desembocam no Sistema Cantareira, o maior sistema de abastecimento de água da América do Sul e fonte de 50% da água que chega à 9 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo.

Deve ser considerado ainda que na capital paulista, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), utiliza cinco vezes mais produtos químicos para tratar a água darepresa de Guarapiranga do que para o sistema Cantareira.

 

Por Bárbara Ferragini
Com informações do Projeto Conservador das Águas de Extrema (MG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *