MS é destaque em premiação TOP 100 de artesanato

O artesanato de Mato Grosso do Sul é mais uma vez destaque nacional. O trabalho do Atelier Florada do Tagy, de Indiana Marques, de Campo Grande; a Flor de Xaraés, de Cláudia Catelão, também  da capital, e a Oficina de Tecelagem do Centro de Produção, Pesquisa e Capactação do Cerrado (Ceppec), do assentamento Andalúcia, em Nioaque, foram premiados no Top 100 do Sebrae Nacional.

Criado em 2006, o prêmio é realizado a cada dois anos e destaca as 100 unidades produtivas de artesanato mais competitivas do país, reconhecendo e estimulando o tabalho dos artesãos brasileiros.

Cláudia castelão, que desenvolveu seu trabalho, uma flor de madeira, inspirada no Mar de Xaraés, no coração do Pantanal, conta que o prêmio é um reconhecimento à criatividade do artesão sul-mato-grossense. “Tento representar o amor pantaneiro e a cultura do Estado, fortalecendo os laços de rusticidade com o toque de requinte, mas sem nunca esquecer da preocupação ecológica, tanto que todas as peças são feitas com madeira descartada”.

Já a coordenadora de Projetos do Ceppec, Rosane Bastos,  destaca que o TOP 100 é um estímulo para as mulheres do assentamento Andalúcia, que utilizam na produção de seus tapetes, mantas de sofá e jogos americanos, entre outras peças, a matéria-prima existente no próprio local,  como palha de arroz, de milho, fibra de bananeira e fibra de palmeiras.

Para a artesã Indiana Marques, que pela segunda vez tem suas peças, em cerâmica regional, ornamental, bonecas e esculturas, feitas em parceria com as índias terena, escolhidas no TOP 100, a premiação é muito importante. “Com o prêmio, o artesão ganha visibilidade. Quando fomos escolhidos pela primeira vez tivemos um aumento de 60% nas nossas vendas”, comemora.

Fonte: Sebrae MS







Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>