Novas mudas de árvores são plantadas na Lagoa Misteriosa

Colaboradores da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), junto com a equipe do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), realizaram o plantio de 80 mudas, com o intuito de realizar restauração florestal no local, no mês de abril.
De acordo com Valdenir Souza, Engº Ambiental e colaborador do atrativo, a metodologia utilizada foi o plantio em ilhas. “Metodologia esta que o IASB utiliza para restauração florestal na região”, explica.

O plantio em ilhas é uma metodologia de recuperação florestal inserida no conceito de nucleação, que é a capacidade que uma espécie tem de melhorar significamente o ambiente, facilitando a ocupação dessa área por outras espécies.

As vantagens do uso desta metodologia é a diminuição de custos para implantação e manutenção; aumento da probabilidade de ocupação do ambiente por outras espécies; introduz espécies de diferentes estratos e classes sucessionais; favorece as mudas centrais para o crescimento em altura e as laterais para o desenvolvimento de ramificações, entre outros.

“Foram utilizadas 16 espécies arbóreas de ocorrência no fragmento florestal Lagoa Misteriosa, espécies que são coletadas as sementes e produzida no viveiro da Fazenda Cabeceira do Prata. As covas foram fertilizadas com compostagem produzida também na Fazenda Cabeceira do Prata. Em cada ilha foram plantadas 5 mudas e também foram utilizado uma farofa de sementes, na qual foi dispersado a lanço várias semente de diferentes espécies ao redor das mudas plantadas”, confirma Valdenir.

Com informações: Bonito Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *