Pantanal – Natureza renovada

O jornal sul-mato-grossense Correio do Estado publicou hoje em suas páginas uma matéria sobre o Pantanal. Apesar do período de seca prolongado na cidade de Corumbá (MS), basta andar alguns quilômetros para observar a mudança do clima e contemplar a renovação da fauna e flora da região.

Veja alguns trechos da reportagem:

“Ao contrário do ambiente urbano, cinzento e abafado, a planície pantaneira se revela a mais bela nessa época do ano com a floração dos ipês e concentração de aves e animais. A umidade do solo e a adaptação dos seres  que habitam a região a tornam mutável, colorida e bela. De outubro a dezembro, os filhotes deixam os ninhais e nascem as flores roxas dos aguapés, planta aquática em abundância.

Símbolo do Pantanal, o tuiuiú é um exemplo desse processo de acasalamento e reprodução. Um casal da espécie preserva por mais de 30 anos um ninho no topo de um tronco seco de piúva, margeando a rodovia BR 262, próximo a ponte sobre o Rio Paraguai…”

Por Carla Layane

Com informações Correio do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>