Percepção Ambiental: Instrumento para Educação Ambiental em UCs

As Unidades de Conservação (UCs) devem atuar não somente na preservação dos recursos naturais, mas, também, como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Um fator fundamental para o sucesso desse processo é adequar o programa às percepções de diferentes grupos de pessoas.

O objetivo central está em apresentar a percepção ambiental como um instrumento metodológico para a aplicação da educação ambiental. A fundamentação tenta justificar, também, a importância de se aplicar a pesquisa da percepção ambiental principalmente em unidades de conservação onde já existam projetos de educação ambiental.

A análise da percepção ambiental em Unidades de Conservação auxilia na avaliação de sua eficácia e conseqüentemente contribui para o aperfeiçoamento do projeto. Ao se realizar esse tipo de levantamento torna-se mais fácil corresponder às expectativas dos participantes ou atender melhor as suas reais necessidades, favorecendo à adoção de um comportamento conservacionista e conseqüentemente contribuindo para uma conservação mais efetiva da natureza.

Fonte: Denise de Freitas Torres1*, Eduardo Silva de Oliveira2*

1* Bacharel em Ecologia, Pós-graduanda em Educação e Sustentabilidade Ambiental, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 59072-900, Natal-RN, Brasil.

2 Bacharel em Ecologia, Pós-graduando em Educação e Sustentabilidade Ambiental, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 59072-900, Natal-RN, Brasil.

http://www.remea.furg.br/indvol21.php

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