Pesquisadores da UFSM realizam pesquisas em Jardim (MS)

O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado no município de Jardim (MS), recebeu no mês de julho pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria/RS, responsáveis pelo projeto “Gradientes ecológicos e a conservação de comunidades de mamíferos e aves do sudoeste do Brasil: biomas Pantanal e Cerrado”, que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A equipe composta pelo prof. Dr. Nilton Cáceres, o mestre Wellington Hannibal Lopes, o mestrando Franchesco Della Flora e a acadêmica Brisa Peres, sendo vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS, em Campo Grande, e em Biodiversidade Animal da UFSM, em Santa Maria, utilizou no local armadilhas para pequenos mamíferos e armadilhas fotográficas para mamíferos de médio e grande porte, além de visualização direta e de rastros deixados pelos animais. 

Foram registradas várias espécies de mamíferos, entre elas a jaguatirica, o tamanduá -bandeira e a anta. Foram avistadas 54 espécies de aves, entre elas a arara vermelha, o mutum, o surucuá, o japu.

O estudo deve colaborar na compreensão das diferenças e similaridades entre as faunas de diversas regiões do Pantanal e do Cerrado no Mato Grosso do Sul, um estado que apresenta notória biodiversidade.

Por Carla Layane

Com informações Brisa Peres – Acadêmica de Ciências Biológicas Laboratório de Mamíferos e Aves Universidade Federal Santa Maria -UFSM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>