Planeje suas férias com as dicas do Ministério do Turismo

Para programar as férias e garantir que nada saia errado, o Ministério do Turismo divulgou alguns cuidados que os viajantes devem tomar antes de pegar a estrada.  Os turistas são consumidores e devem estar atentos ao comprar um pacote, passagem ou diária.

A coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, orienta aos turistas que peçam sempre o contrato de prestação de serviços e o leiam atentamente. “Uma atividade turística é uma prestação de serviço gerida pelas leis de defesa do consumidor. Então, o turista tem que ter muita atenção ao contrato, ver se as cláusulas estão claras, quais serviços estão previstos, observar as regras para cancelamentos e suas penalidades para não ter surpresas desagradáveis mais tarde”, informa.

Outra dica é exigir sempre as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de chek-in, chek-out e taxas antes da viagem.  A coordenadora também aconselha os viajantes a guardarem materiais promocionais, como anúncios e recortes de jornal, porque eles podem ser considerados como documento contratual no caso de uma propaganda enganosa.

CADASTUR

No site do MTur (www.turismo.gov.br) o turista pode checar se o prestador turístico escolhido possui cadastro no Ministério do Turismo. Rosiane Rockenbach explica a importância dessa consulta: “antes que uma determinada empresa efetue o seu registro, o Ministério faz uma avaliação da empresa, verificando sua documentação, checando se ela está cumprindo todos os requisitos legais. Então, é uma garantia para o consumidor saber que esse prestador de serviços está legalmente hábil para atuar no segmento turístico. E isso minimiza os riscos de contratar um serviço amador, um pirata do turismo”.

O Cadastur é o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo. De acordo com o art. 22 da Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Atualmente, o Cadastur conta com cerca de 40 mil registros. Desse total, 11.691 são agências de turismo e 6.009 meios de hospedagem.

Por Carla Layane

Com informações Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>