Plano de Manejo da Lagoa Misteriosa (Jardim, MS) e seu entorno

A Cavidade Natural Lagoa Misteriosa (MS 043) é uma dolina inundada onde as águas subterrâneas afloram à superfície e formam um lago central de águas carbonatadas e límpidas com grande desenvolvimento vertical. Conforme Oliveira (2001) e Auler et al. (2001) é considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda caverna inundada do Brasil, com mais de 220 m de coluna d`água.

As características geológicas únicas do sistema cárstico relacionados a esta dolina, sua biodiversidade, e ainda sua beleza cênica, conferem a Lagoa Misteriosa um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho. No entanto, devido a sua fragilidade, a realização de qualquer atividade deve ser precedida de estudos de viabilidade ambiental e embasada em um planejamento adequado.

O melhor instrumento para cumprir essa função é o Plano de Manejo Espeleológico, que deve ordenar um conjunto ou uma estrutura de informações ambientais que se destinam a disciplinar o processo de acesso e uso do patrimônio espeleológico para fins turísticos ou científicos.

Veja o artigo na íntegra no anexo!


Referências:


SCHEFFLER, S. M. ; FERNANDES, H. de M. ; COELHO, L. S. ; PELLIN, A. . Zoneamento da Cavidade Natural Lagoa Misteriosa (Jardim, Mato Grosso do Sul) e seu entorno: uma proposta para o plano de manejo. In: III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste, 2009, São Carlos. Carste 2009: espeleologia – técnica consciência, 2009. v. 1. p. 64-75.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>